Após o Processo Licitatório nº 103/2014 ter sido publicado em junho, visando a licitação para 12 linhas de ônibus urbano em Cataguases, muitos questionamentos foram levantados sobre o tema, entre eles, porque a licitação apenas de um lote com 12 linhas que já estão em funcionamento e porque não incluir bairros que ainda não estão sendo atendidos.
| O Bairro Carijós em Cataguases busca a implantação de uma linha de ônibus desde que foi criado |
Sobre o tema, o Procurador Geral do Município de Cataguases, Rafael Vieira, explicou ao Site Mídia Mineira, que a primeira licitação, que deveria ser realizada no final de 2012, foi anulada pelo judiciário, por conta da constatação de várias irregularidades no certame, montado pela Transporta Consultoria, empresa contratada para este fim. Uma das irregularidades apontadas, foi que a licitação estava dividida em 3 lotes e uma empresa que ganhasse um lote, não poderia concorrer a outro, o que não está correto, segundo ele.
Após a anulação, o Procurador disse que o Município pegou todo processo para refazer o trabalho e achou por bem, realizar a licitação de um lote por vez, para não dificultar o trabalho. Como haviam várias reclamações por parte de usuários da WM Transportes Ltda (Viação Dorico), o Município resolveu começar por este lote.
Ao todo, serão 12 linhas: Pampulha/Meca (via Bom Sucesso); Pampulha/Meca (via Rodoviária); São Diniz/Primavera; Taquara Preta/Granjaria; Taquara Preta/Marote; São Vicente/Bandeirantes; São Diniz/Taquara Preta; Miguel /Paraíso; Sol Nascente/Paraíso; Sol Nascente/Santa Clara II; Santa Clara/Sol Nascente e Meca/Santa Clara. Estas linhas, tem uma demanda mensal em torno de 136 Mil pagantes integrais, 41 Mil estudantes e 133 Mil gratuitos, conforme anexo do edital.
O Procurador, também falou sobre a criação de novas linhas de ônibus para os bairros que ainda não possuem linhas, como é o caso dos bairros Carijós e Recanto das Palmeiras. Segundo ele, estes bairros não foram incluídos ainda, porque será necessário realizar um estudo de viabilidade técnica, que irá detalhar a demanda de passageiros e as condições de cada local. Como exemplo, ele citou o bairro Carijós, que devido a subida íngreme, o ideal, seria um micro-ônibus, porém, deve ser levantado se um micro-ônibus atenderia a demanda do bairro e no momento, como não existe nenhuma linha que utiliza este tipo de veículo passando próximo ao bairro, não tem como fazer uma extensão de linha. O Procurador disse que a Catrans estuda, inclusive, desapropriar uma parte de um terreno para abrir uma rua que dê saída ao ônibus pelo outro lado do bairro, para que o mesmo não tenha que subir e descer pela mesma rua.
Tudo indica portanto, que a Prefeitura deverá realizar licitação para as demais linhas de ônibus e tão logo os estudos das novas linhas sejam finalizados, estas serão incluídas em um próximo lote.
O prazo para entrega dos envelopes para esta primeira licitação, está marcado para o dia 8 de agosto até às 9 horas, no Salão Nobre do Paço Municipal da Prefeitura Municipal Cataguases.
Acesse Todo o edital clicando aqui.
0 comments:
Postar um comentário