728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    domingo, 29 de junho de 2014

    Grupo "Acessibilidade Já" promove encontro com motoristas de ônibus

    O grupo "Acessibilidade Já" que vem realizando ações em Cataguases, visando a conscientização e fomentação de projetos para uma cidade mais acessível, promoveu na manhã deste sábado (28), um encontro com os funcionários da Viação Bonança na Praça Chácara Dona Catarina.

    O encontro serviu para chamar a atenção dos motoristas da empresa quanto as dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência e discutir os problemas enfrentados pelas partes em relação a acessibilidade.

    Estiveram presentes: Oder Ferreira Filho, proprietário da empresa Bonança, José Wellington o "Zé Piu", presidente do grupo; Renata Portela Valverde, coordenadora e representante do Rotary Clube;  Liliane Riguete Ferreira, secretária, o vereador Geraldo Majella Mazini e o ex-coordenador da Comdecat, Silvio Candeli, entre outros.

    Durante o encontro, várias pessoas que passavam pelo local, assinaram a lista de apoio ao movimento que já conta com quase 2 mil assinaturas.

    No encontro, foi realizada uma dinâmica junto aos motoristas e voluntários, que se colocaram no lugar do cadeirante e experimentaram a sensação de estar em uma cadeira de rodas e necessitar utilizar o elevador do ônibus. O motorista Givanaldo Sales, participou da dinâmica e disse a nossa reportagem que este treinamento ajudou a aproximar das pessoas que tem necessidades especiais e que pôde ver como é depender da ajuda.

    O Vereador Geraldo Majella disse que o Projeto "Acessibilidade Já", vem fazendo diversos movimentos no sentido da conscientização, porque segundo ele, não adianta fazer leis sem a conscientização da população. Majella destacou a importância da conversa com os motoristas sobre a utilização do elevador do ônibus e os problemas que poderão enfrentar pois pode exigir uma parada maior e reclamações dos usuários. "Nós não estamos trabalhando pelos direitos dos cadeirantes e portadores de deficiência não, porque direito eles já tem, nós estamos trabalhando com a consciência da necessidade muito maior que eles tem" disse o vereador que também lembrou que um Projeto de Lei está sendo terminado na Câmara para regulamentar muita coisa em relação a acessibilidade no município (saiba mais clicando aqui).

    O empresário Oder Ferreira, disse que o encontro é muito importante para a Viação Bonança no sentido de mostrar para as pessoas que a empresa está se capacitando para atender os portadores de necessidades especiais e disse que o convite do Grupo foi muito importante. Ele destacou também o engajamento dos motoristas e disse que 100% dos ônibus da empresa hoje estão adaptados. Mas muita coisa ainda precisa ser feita pois segundo o empresário o que "chateia" é ver que o poder público não preparou a cidade para receber esse tipo de equipamento, pois várias ruas ainda tem calçamento deficitário e muitos pontos de ônibus não possuem estruturas para embarque e desembarque de passageiros. Outro problema é que como o equipamento é eletropneumático e hidráulico, qualquer solavanco do veículo pode provocar o travamento do elevador. "Os ônibus já estão preparados para Lei de Mobilidade Urbana, mas a cidade ainda falta muito [...]  Esse grupo, Acessibilidade Já, no meu entendimento, foi a melhor coisa que já aconteceu para Cataguases, pois está mostrando para os nossos governantes a necessidade de participar já! Vamos preparar a cidade neste sentido".

    Silvio Candeli, participante do grupo acessibilidade, aproveitou a situação e orientou aos condutores dos veículos coletivos como se comunicar com pessoas deficientes visuais e outras, também, comunicou ao Sr. Oder, para que oriente seus funcionários, sobre o Projeto de Lei nº 38/2013, que autoriza os motoristas a pararem fora do ponto para pessoas com necessidades especiais e esclareceu que outra empresa de ônibus, já havia recebido estas orientações.

    O Presidente do Projeto, José Wellington o "Zé Piu", disse que a importância não é apenas de conscientização, mas de mobilização e busca de apoio. Destacou a adesão da Viação Bonança e dos demais órgãos. "Nós temos muito que agradecer a Deus, porque o trabalho não é fácil, é árduo, mas de degrau em degrau a gente vai conseguindo subir a escada. Talvez não consigamos fazer isso hoje, mas o amanhã será melhor, mais tranquilo e ordeiro onde as pessoas possam ir e vir sem dificuldades e sem nenhum obstáculo que façam que eles percam sua trajetória de vida" disse. 

    Zé Piu falou que o próximo passo será procurar as demais empresas do município para que o tema seja discutido, falou que o poder público tem sido acessível e que todas as dificuldades serão levadas para que providências sejam tomadas e lembrou que o deficiente é um consumidor que trabalha e vota.

    O grupo é composto por portadores de deficiência e não portadores que desejam ajudar a causa.
    Por: Mídia Mineira




    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Grupo "Acessibilidade Já" promove encontro com motoristas de ônibus Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início