O projeto é do vereador Geraldo Majella Mazini em homenagem a escritora cataguasense que também é mãe do vereador Aquiles Branco Ribeiro e dos escritores Joaquim Branco e Pedro Branco Ribeiro.
Vereador Aquiles Branco exibe placas das Ruas Ruymar Branco Ribeiro e Pedro Dutra. |
Majella lembrou na última sessão da câmara que os moradores do bairro Bela Vista, solicitaram que as ruas continuassem a ter nome de escritores.
A Rua Ruymar Branco Ribeiro, será a Rua em frente ao CEC, que dá acesso ao Cristo e que antes era conhecida como Rua Nove.
O vereador Aquiles Branco agradeceu a homenagem a sua mãe e já providenciou a placa que será afixada no local, bem como a placa da Rua transversal a Rua Ruymar.
A cerimônia de inauguração contará com a presença de diversas autoridades municipais e de escritores.
Ruymar Branco Ribeiro
![]() |
Ruymar Branco Ribeiro Foto: Arquivo pessoal de Joaquim Branco |
Foi uma escritora cataguasense, nascida em 11 de setembro de 1913, Formou-se professora em 1932, casou-se com Joaquim Branco Ribeiro em 1939 com o qual teve 3 filhos, Joaquim, Pedro e Aquiles.
Escreveu para o Jornal Cataguases e publicou seus contos em seu primeiro livro intitulado "Descargas" em 1995. Foi homenageada pela Academia Mineira de Letras em 2002, falecendo em 24 de dezembro de 2004.
Em 25 de maio de 2013, seus filhos, Joaquim Branco Ribeiro e Aquiles Branco Ribeiro lançaram uma coleção de histórias, transformadas em contos em linguagem poética do início do século XX, com o título "Histórias da Rua do Pomba" que reúne contos dos livros anteriores de Dona Ruymar: "Descargas - Emoções em Alta Voltagem, lembranças em descarga da memória" e "Outras histórias da Rua do Pomba".
0 comments:
Postar um comentário