728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    segunda-feira, 28 de abril de 2014

    Foi inaugurada a Exposição "Cataguases Cartazes - A poesia visual nos anos de chumbo"

    Foi aberta nesta sexta-feira (25) no Centro Cultural Humberto Mauro, a Exposição de poemas visuais "Cataguases Cartazes - A poesia visual nos anos de chumbo", com organização e arte de Joaquim Branco, Eugênia Ribeiro e Natália Tinoco.

    A exposição, relembra uma época em que a ditadura militar instituiu uma dura censura à produção cultural do país e em Cataguases, não foi diferente, censurados, os poetas Cataguasenses e de vários pontos do Brasil, fizeram uma poesia visual como resistência ao governo de exceção no Brasil deixando seu protesto com suas obras. Isso perdurou até 1985.

    Cataguases demonstrou por meio do periódico do Grupo Totem sua posição e a exposição registra muito bem aquele momento político-social-cultural por que passou o Brasil.

    Quem esteve no lançamento e quem passar pelo Centro Cultural Humberto Mauro até o dia 25 de maio, vai poder conferir este momento histórico e conhecer mais sobre a cultura de Cataguases.

    No lançamento, foi apresentado também um painel de poesia discursiva, apresentado oralmente, por:

    1. Equipe do Proler, o "Açúcar", de Ferreira Gullar.
    2. Bebeto Bittencourt, "Não há vagas", de Ferreira Gullar.
    3. Carlos Sérgio Bittencourt e Anderson Nunes e Jeferson Oliveira, com fragmentos de "O cão sem plumas", de João Cabral de Melo Neto.
    4. Ex-alunos de Letras da FIC - Leonam Vilela, Larissa Melo, Paulo Victor, Bruna Ventura, Diana Gonzaga, com os poemas "Monumento dos Mortos", de Sebastião Carvalho, e "Poema para Medgar Evers", de Affonso Romano de Sant'Anna.


    Confira abaixo fotos dos cartazes da exposição:

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Foi inaugurada a Exposição "Cataguases Cartazes - A poesia visual nos anos de chumbo" Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início