728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

    Conselho Municipal de Saúde de Ubá aprova aumento na tabela do SUS

    O Conselho Municipal de Saúde de Ubá em reunião realizada no dia 08 de outubro de 2013 aprovou uma resolução apresentada pela Secretaria Municipal da Saúde que permite um aumento médio de até 500% na Tabela SUS para a realização de cirurgias.

    A exemplo do que vem acontecendo com as cirurgias
    de catarata, onde a fila foi praticamente zerada,
    a meta da Secretaria Municipal de Saúde de Ubá
    é zerar a fila de espera para as demais cirurgias
    que foram pactuadas nesta resolução
    O valor praticado na Tabela SUS, para realização das cirurgias eletivas é defasado, não cobre os custos dos serviços profissionais nem dos serviços hospitalares, o que dificulta ou impede a realização das mesmas. Em 31 de julho de 2013 o Ministério publicou a portaria de nº 1557, que define a estratégia de ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para os exercícios dos anos de 2013 e 2014. Esta portaria disponibilizou recursos na ordem de R$ 579.129.697,89 (quinhentos e setenta e nove milhões cento e vinte e nove mil e seiscentos e noventa e sete reais e oitenta e nove centavos) previstos para 2013 e 2014, e liberados em duas parcelas.

    A portaria permitiu também que fizéssemos uma análise local e de acordo com a demanda estabelecemos os incentivos.

    Para chegar aos valores aprovados na Tabela Diferenciada o supervisor da Seção de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde de Ubá, João Paulo estabeleceu uma ampla conversação com profissionais e gestores hospitalares de Ubá e região.

    No ano de 2012, a micro região de Ubá foi destacada entre as demais Micros do Estado de Minas como uma das regiões que melhor captou os recursos do mutirão, como também foi uma das que melhor distribuiu os recursos entre usuários dos 20 municípios da Micro Região. Mais uma vez a região de Ubá inova ao diferenciar os incentivos por procedimentos, obviamente pagando mais para os procedimentos cirúrgicos com custos mais defasados e consequentemente onde há maior demanda reprimida, como por exemplo, na ortopedia e na urologia.

    A fila para a realização das cirurgias será controlada pela Secretaria Municipal de Saúde de Ubá por meio de sistema informatizado que será atualizado mensalmente com emissão de relatórios para o Conselho Municipal de Saúde. A exemplo do que vem acontecendo com as cirurgias de catarata, onde a fila foi praticamente zerada, a meta da Secretaria Municipal de Saúde de Ubá é zerar a fila de espera para as demais cirurgias que foram pactuadas nesta resolução.
    *Fonte: Assessoria de Comunicação PMU
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Conselho Municipal de Saúde de Ubá aprova aumento na tabela do SUS Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início