Todas as gestantes e familiares de crianças com até 1 ano podem e devem se cadastrar no projeto Mães de Minas ligando para o Call Center (155) ou solicitando o cadastro na unidade de saúde de sua referência. Mesmo as mães atendidas na rede particular (planos de saúde, etc.) devem se cadastrar. A proposta do projeto é garantir a saúde de todos independente da condição socioeconômica.
O Call Center funciona 24 horas por dia durante todos os dias do ano. Ele tem uma equipe de enfermeiros e médicos de plantão 24 horas, todos os dias da semana, que poderão ser acionados para orientar a gestante e a família.
Para mais informações acesse: www.maesdeminas.com.br
SOBRE O PROJETO
O Projeto Mães de Minas nasceu para cuidar da vida dos novos mineiros. Trata-se de um conjunto de ações de saúde voltadas para a proteção e o cuidado da gestante e da criança no primeiro ano de vida, alicerçada na Rede Viva Vida de atenção à mulher e à criança existente desde 2003 no Estado de Minas Gerais.
Os cenários que levam à mortalidade infantil e materna apontam para a necessidade de fortalecer o cuidado com a gestante, a criança e sua família, tão logo se tenha notícia do início da gravidez. Por isso, o Governo de Minas se propõe, com esse projeto, estabelecer um contato individual com cada gestante, mobilizando todos os recursos necessários para o acompanhamento do pré-natal e também do primeiro ano de vida da criança, para identificar e sanar situações de risco.
O Mães de Minas se propõe a conhecer e a zelar por cada gestante e criança do estado de Minas Gerais e por isso, a identificação e informações da mulher assume um caráter fundamental. Não basta saber que a gestante e a criança existem, como acontece nos sistemas de informação clássicos. É preciso que essa informação chegue em tempo real, para possibilitar acompanhamento e proteção eficazes. Para atingir esse objetivo, além da instalação de um call center (155), há também um olhar especial para a criação de uma forte rede de Mobilização Social.
Para tal, o Projeto Mães de Minas tem como VISÃO:
“TODAS AS GESTANTES MINEIRAS IDENTIFICADAS E ACOLHIDAS PELO GOVERNO DE MINAS, UTILIZANDO DE FORMA PLENA A REDE VIVA VIDA E TODAS AS CRIANÇAS MINEIRAS NASCENDO COM DIGNIDADE E VIVENDO COM SAÚDE”.
AÇÕES DO PROJETO MÃES DE MINAS.
Criação de uma central de atendimento telefônico (Ligue 155), como grande ferramenta de interlocução direta com a gestante, sua família e com os serviços de saúde, visando agilizar o completo conhecimento de todas as mães e assim realizar o monitoramento da gravidez até o nascimento do bebê assim como o acompanhamento do desenvolvimento da criança.
Pagamento às Equipes de Saúde da Família pela identificação precoce das gestantes pela Atenção Primária à Saúde e cadastramento destas na Central Telefônica.
Investimentos para implantação e melhoria dos Centros Viva Vidas, assim como adequação dos protocolos e procedimentos baseados nas linhas-guias e protocolos clínicos para toda a equipe de saúde.
Implantação de Novas Casas de Apoio à Gestante e Puérperas ligadas às maternidades em todo o estado.
Ampliação da rede de Maternidades de Alto Risco credenciadas para atendimento e tratamento adequado aos neonatos e crianças.
Investimentos em Leitos de UTI neonatal e pediátricos, incluindo a construção e estruturação das UTIs, assim como doação de equipamentos para compor estas unidades de terapia intensiva.
Implantação de projetos de Mobilização e Comunicação social por meio de parcerias com órgãos governamentais, privados e instituições do terceiro setor.
OBJETIVOS
Garantir proteção social à gestante e à criança de risco por meio de ações de mobilização social e do estabelecimento de parcerias com setores governamentais e entidades da sociedade civil.
Identificar 100% das gestantes por meio da implantação do Sistema de Identificação da Gravidez em Minas Gerais. (Call Center 155)
Acompanhar e monitorar 100% das gestantes e crianças menores de 1 ano por meio da implantação de uma central de atendimento telefônico.
Garantir assistência efetiva à gestante e à criança, por meio da rede viva vida e gestão dos sistemas de apoio diagnóstico e logístico.
META
Reduzir a mortalidade infantil em Minas Gerais e garantir um nascimento mais digno e mais saudável.

0 comments:
Postar um comentário