Lançada no mês de junho, durante a 6ª Convenção Nacional do Cavalo Campolina, a Escola Nacional do Cavalo Campolina (ENACAM) promove nos dias 18 e 19 de outubro, em Ponte Nova (MG), seu primeiro curso de especialização na raça. Podem participar criadores de qualquer raça, treinadores, tratadores, estudantes de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia, além de qualquer outro profissional que deseje aprofundar conhecimento sobre este excelente marchador.
O curso compreende aulas práticas e teóricas sobre evolução de equinos e tipos funcionais, morfologia, aprumos e andamento da raça Campolina, aparência geral, conjunto de frente e tronco, finalidade, hipometria (medidas lineares e angulares), comodidade, estilo, regularidade, desempenho, dissociação, metodologias dos julgamentos de andamento (puxados e montados) e nomenclaturas das regiões zootécnicas dos cavalos.
Interessados em se inscrever nos cursos da ENACAM devem procurar os núcleos e clubes da raça Campolina espalhados pelo Brasil, cujos endereços e contatos podem ser acessados pelo site www.campolina.org.br. No caso do curso em Ponte Nova, a inscrição deve ser solicitada no Núcleo dos Criadores do Cavalo Campolina da Zona da Mata, que fica na cidade de Muriaé, em Minas Gerais, pelos telefones (32) 3721-3124 ou (32) 9925-3134.
Um pouco mais sobre a ENACAM - A instituição é responsável pela assessoramento técnico de todos os órgãos ligados à ABCCCampolina e, agora, também oferece cursos básicos e avançados sobre equinocultura para todo o Brasil. Dentro da associação, atua na formação e aperfeiçoamento de jurados e inspetores de registro junto aos departamentos responsáveis. Também é de sua competência a elaboração de estudos que levem ao crescimento da Campolina e a condução de mudanças que possam ser necessárias no regulamento e estatuto da associação, assim como nos rankings das exposições oficiais.
Neste primeiro momento, o quadro de instrutores da Escola Nacional do Cavalo Campolina conta com os técnicos Alessandro Moreira Procópio, André Luiz Ferreira Silva, Augusto Cançado Salles, , Jorge Eduardo Cavalcante Lucena, Paulo Roberto Ribeiro, Paulo Renato Pereira Tavares, Viriato M. Gonzaga III, Guilherme Zagnoli de Jesus, André Fleury Azevedo Costa e Rodrigo Geraldo Fernandes, além dos diretores Reynaldo Zapalá Pimentel, Diogo Gonzaga Jayme e Carlos Vilhena Vieira.
fonte:
0 comments:
Postar um comentário