728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    quinta-feira, 31 de outubro de 2013

    Câmara realiza a Primeira Audiência Pública sobre Dengue. Outras deverão acontecer

    A Câmara Municipal de Cataguases, atendendo a Requisição do Vereador Michelângelo de Melo Correa (PSDB), realizou nesta quarta-feira (30), uma Audiência Pública para discutir a Dengue no município e as ações propostas para 2014, pois segundo ressaltou o vereador, a situação é muito preocupante pois a previsão é de um aumento no número de casos que já bateu Record no ano de 2013.

    Compareceram a Audiência, Representantes da Secretaria Regional de Saúde, o Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Antonucci, o Coordenador do Núcleo de Controle de Endemias, Alencar Francisco Norte Júnior, a Coordenadora Municipal de Epidemiologia, Lívia Machado Milani, o Educador em Saúde e biólogo, Élcio Ferreira, o Coordenador de Estratégias de Saúde da Família, José Luiz da Silva (Luizinho), a Presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, Dra Maria Ângela Girardi, além dos alunos da Escola Cecília Meireles e demais representantes do setor de saúde, autoridades municipais  e populares.

    O Educador Élcio, abriu a palestra e de maneira muito didática, explicou tudo sobre a doença que já conta com 4 tipos de vírus em Minas Gerais e como evitar o contágio. Segundo destacou, o mais importante na prevenção, é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti , transmissor da doença através da eliminação semanal de criadouros com água parada. Outro ponto importante, é a conscientização da população em não jogar lixo na rua ou em terrenos baldios e também respeitar os horários de coleta do lixo, não colocando antes da hora.

    Alencar Norte Junior, falou sobre o trabalho dos agentes no município e mostrou os dados do último LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti) que foi realizado entre os dias 21 a 24 de outubro e já está em 2,2% em Cataguases, sendo que o número preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 1%. Alencar revelou também que o número de agentes atuantes no combate a Dengue no município é de 57 pessoas, sendo 17 concursados sobre a estrutura, disse que a Secretaria dispõe de 5 veículos 3 carros e 2 motos.
    Saiba mais:

    Várias pessoas puderam perguntar e expor suas ideias durante o evento.

    Vereador Michelângelo foi o propositor do evento
    O vereador Michelângelo, disse ao Site Mídia Mineira, que foi um pontapé inicial, de suma importância com a Participação das Autoridades, da Gêrência Regional, entre outros. “É um pontapé inicial que vai culminar em um protocolo de intenções com o objetivo maior de enfrentar a Dengue de forma estruturada pra não chegar de uma forma desorganizada lá na frente” disse o vereador.

    Por fim, por causa do horário avançado e várias pessoas já terem se retirado, os vereadores chegaram a conclusão de que outra Audiência Pública deverá ser realizada para por fim, formular o protocolo de intenções que deverá ser assinado pelas autoridades municipais.

    Clique e ouça a Entrevista Exclusiva com o Vereador Michelângelo



    Confira a Galeria de Fotos:


    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Câmara realiza a Primeira Audiência Pública sobre Dengue. Outras deverão acontecer Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início