Após a visita do Governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, na quarta-feira (9), o Provedor do Hospital Cataguases, José Eduardo Machado, comentou com exclusividade em uma rápida entrevista concedida a Marcos Gama do Site Mídia Mineira, sobre os convênios assinados.Segundo ele, foi uma grande ajuda que o Governador deu com a assinatura destes convênios, proporcionando a construção do novo Pronto Socorro que ocupará uma área de 700 m2, uma UTI com 20 leitos e uma UTI Neonatal.
Além dos R$ 6 milhões que serão investidos inicialmente nestas obras, o provedor disse que também virão equipamentos e mobiliário e que todo o investimento deverá totalizar cerca de R$ 10 milhões.
José Eduardo, estimou que o prazo para que Cataguases e a região seja atendida com estas melhorias, gire em torno de 7 meses, sendo 60 dias para licitação e 4 a 5 meses para o término da obra o que fará com que o município efetivamente integre a Rede de Urgência e Emergência da região através do Consórcio Cisdeste onde Cataguases passará a contar com uma base do SAMU.
Cisdeste
Todos os recursos que estão sendo investidos no Hospital de Cataguases, o capacitará para participar do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisdeste) que está sendo criado para o Gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência da Macro Sudeste e Microrregiões de Além Paraíba, Carangola, Juiz de Fora, Lima Duarte, Bom Jardim, Leopoldina, Cataguases, Muriaé, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Bicas e Ubá. Assim, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passa a ser regional e contará com 21 hospitais conveniados, entre eles o Hospital de Cataguases.
O Consórcio reunirá 94 municípios mineiros em prol do atendimento de urgência e emergência, com o intuito de regionalizar o atendimento, viabilizando a locomoção do paciente ao hospital mais próximo e que tenha a especialidade adequada. A partir do momento em que o cidadão ligar solicitando ajuda pelo telefone 192, o socorro será prestado pelo SAMU que direcionará para o Hospital mais próximo que possui a especialidade para solucionar o problema.
A expectativa é de que a partir de dezembro o sistema seja inaugurado. O consórcio contará com 39 ambulâncias para atender as 94 cidades.
Além de Juiz de Fora e Cataguases haverá base do SAMU em: Leopoldina, Lima Duarte, São João Nepomuceno, Carangola e Muriaé.
0 comments:
Postar um comentário