728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    quarta-feira, 25 de setembro de 2013

    Pequena cidade da Zona da Mata mineira é a maior campeã da Olimpíada de Matemática

    Segundo reportagem da revista Isto É, Dores do Turvo, cerca de 122 Km de Cataguases, na Zona da Mata, desbancou todos os municípios brasileiros na competição, com 133 medalhas

    Os medalhistas Evandro da Silva, Dávila Meireles e
    Filipe Arruda, moradores da área rural da cidade
    Uma reportagem da revista IstoÉ, em sua edição do dia 13 de setembro, dá destaque à pequena cidade mineira de Dores do Turvo, maior campeã da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Segundo a revista, Dores do Turvo, na Zona da Mata, a 320 quilômetros de Belo Horizonte, desbancou todos os municípios brasileiros, incluindo as capitais, na competição, com 133 medalhas conquistadas em todas as edições já realizadas.

    A Escola Estadual Terezinha Pereira, única opção na cidade para alunos do sexto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio, é a responsável pela formação dos alunos campeões, aponta o texto.

    “O desempenho do município na proporção de alunos participantes versus medalhas conquistadas superou em seis vezes o resultado de Belo Horizonte, em dez vezes o do Distrito Federal e em 12 vezes o de São Paulo. No ano passado, dos 29 jovens dorenses que participaram dos exames, 26 foram premiados”, afirma a reportagem.

    Destaque mineiro

    Minas Gerais é o estado que mais se destaca na Obmep tanto em número de alunos inscritos quanto em medalhas e premiações conquistadas. Desde 2007, Minas Gerais é o primeiro lugar nacional nos rankings de medalhas e em número de medalhas de ouro conquistadas.

    No resultado da 8ª edição das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, divulgado em novembro 2012, Minas conseguiu novamente a primeira colocação. Foram 1.328 medalhas, sendo 152 medalhas de ouro (maior número conquistado por um Estado), 229 de prata e 947 de bronze.

    Para a nona edição, que ainda está em curso, cerca de 2 milhões de alunos mineiros se inscreveram, dentre os 18 milhões de estudantes brasileiros participantes. O número representa 10,6% do total de inscritos e, novamente, evidencia a participação mineira e sua expressão na competição.

    Em relação ao número de escolas participantes, Minas contou com 4.551 inscrições, dentre as 47.144 instituições públicas que se inscreveram nos três níveis da Obmep em todo o país. As escolas mineiras participantes são de 851 municípios do Estado.

    Apoio do Estado

    Com atividades como o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), que faz o acompanhamento de todas as disciplinas nas escolas estaduais mineiras, e o Aprofundamento de Estudos, voltado para o ensino médio, que prevê aulas de reforço no contra turno escolar, o Governo do Estado de Minas Gerais busca fortalecer o ensino de disciplinas como português e matemática, consideradas base para o aprendizado de outras disciplinas.

    Com o Proeb, que avalia os conhecimentos dos alunos da educação básica ao final de cada etapa de ensino, o Estado também possui um instrumento para a melhoria do aprendizado. Com base nos resultados, as escolas planejam ações de intervenção pedagógica e estabelecem metas para melhorar o desempenho dos alunos. Assim como no Proalfa, os testes são anuais e aplicados em todos os estudantes das redes estadual e municipais nas escolas urbanas e rurais.

    O estímulo da Obmep

    A Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

    A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio. Este ano, o resultado final da competição está previsto para o dia 29 de novembro.

    Fonte: Agência Minas
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Pequena cidade da Zona da Mata mineira é a maior campeã da Olimpíada de Matemática Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início