
Desde o início de seu funcionamento, em dezembro de 2008, foram realizados mais de 30 mil atendimentos. Apenas este ano, foram 5.775. No Centro atuam 28 profissionais. Ao chegar ao local, o paciente passa por avaliação realizada por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, farmacêuticos, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas e assistentes sociais. Além do atendimento, são realizados os exames necessários no próprio Centro.
De acordo com a coordenadora do CMV em Juiz de Fora, Elaine Barbosa, o trabalho realizado pelo Centro vai de encontro ao que preconiza a geriatria moderna. “A cada dia fica mais clara a importância de uma avaliação global. É preciso não só controlar a patologia, como também manter o idoso funcional e independente, dentro do possível, claro”, afirma.
Ela explica que, a partir do atendimento no Centro, é elaborado um plano de cuidados, encaminhado para o serviço de atenção primária do município de origem do idoso. “O plano é composto por uma parte mais didática, que será repassada ao paciente, e uma parte técnica, que orienta os profissionais das unidades básicas de saúde com relação àquele idoso”, destaca. Os planos de cuidados informam quais os problemas de saúde do idoso, sugerem aos profissionais da atenção primária os tratamentos mais adequados para o paciente e prescrevem a utilização de medicamentos, entre outras recomendações.

Comemorações
Durante toda esta semana, o Centro Mais Vida realizará diversas atividades culturais em comemoração à “Semana do Idoso”. Desde a segunda-feira (23), uma recepção especial é feita aos idosos com atendimento agendado. Enquanto aguardam atendimento, nas recepções acontecem apresentações culturais. Após o almoço (os idosos almoçam no Centro), é servida sobremesa e realizado bingo de integração, com entrega de brindes.
No dia 27 de setembro de 2013 (sexta-feira), será realizada uma solenidade de encerramento das comemorações, com a presença do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques. Na oportunidade, será feita homenagem aos principais municípios parceiros do Centro Mais Vida em 2013. Durante o evento também haverá apresentação da Orquestra Infantil da Escola Pró-Música / UFJF.
Municípios atendidos
O Centro Mais Vida Macrorregião Sudeste promove o atendimento a idosos dos seguintes municípios: Além Paraíba, Alto Caparaó, Andrelândia, Antônio Prado de Minas, Aracitaba, Arantina, Argirita, Astolfo Dutra, Barão do Monte Alto, Brás Pires, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Bocaina de Minas, Bom Jardim de Minas, Caiana, Carangola, Cataguases, Chácara, Chiador, Coimbra, Coronel Pacheco, Descoberto, Divinésia, Divino, Dona Euzébia, Dores do Turvo, Ervália, Espera Feliz, Estrela D’Alva, Eugenópolis, Ewbank da Câmara, Faria Lemos, Fervedouro, Goianá, Guarani, Guarará, Guidoval, Guiricema, Itamarati de Minas, Juiz de Fora, Laranjal, Leopoldina, Liberdade, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Mercês, Miradouro, Miraí, Muriaé, Olaria, Oliveira Fortes, Orizânia, Palma, Passa-Vinte, Patrocínio de Muriaé, Pedra Bonita, Pedra Dourada, Pedro Teixeira, Pequeri, Piau, Pirapetinga, Piraúba, Presidente Bernardes, Recreio, Rio Novo, Rio Pomba, Rio Preto, Rochedo de Minas, Rodeiro, Rosário da Limeira, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita de Jacutinga, Santana de Cataguases, Santana do Deserto, Santo Antônio do Aventureiro, Santos Dumont, São Francisco do Glória, São Geraldo, São João Nepomuceno, São Sebastião da Vargem Alegre, Senador Cortes, Senador Firmino, Silveirânia, Simão Pereira, Tabuleiro, Tocantins, Tombos, Ubá, Vieiras, Visconde do Rio Branco e Volta Grande.
Além de Juiz de Fora, a Rede Mais Vida possui Centros em Belo Horizonte e Montes Claros, no Norte de Minas.
0 comments:
Postar um comentário