728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    quarta-feira, 14 de agosto de 2013

    Em curta reunião, executivo de Cataguases sofre as mais duras críticas do ano.

    A 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cataguases nesta terça-feira (13), foi talvez a menor do ano, iniciando às 18h46min e terminando por volta das 21h10 min. A agilidade, foi pelo fato de nenhum projeto ter entrado em discussão, pois os projetos nº 23/2013 que dispõe sobre a regulamentação do acesso a informações previsto na Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 do vereador José Augusto Guerreiro Titoneli e o nº 27/2013 que regulamenta o funcionamento dos equipamentos de som automotivos proposto pelos membros da Comissão de Constituição e justiça, tiveram pedidos de vista pelos vereadores Maurício Rufino e Serafim respectivamente e o terceiro projeto que entrou no fim da tarde na Pauta da Reunião, uma Proposta de Emenda a Lei Orgânica do vereador Maurício Rufino, que prevê a redução do Recesso Parlamentar,  acabou sobrestada pois o texto original, falava apenas do recesso nas sessões e os vereadores Titoneli, Vinícius e Serafim, propuseram uma alteração mais ampla da lei, para tratar de assuntos como sessões secretas, votos secretos e outros dispositivos que versam sobre o recesso a fim de atender as demandas que surgiram nas manifestações populares em Cataguases e também nas redes sociais. Por este motivo, os vereadores acabaram optando pelo sobrestamento do projeto.

    Resumo do primeiro semestre

    No início da Sessão, o presidente Fernando Pacheco Fialho, leu o resumo dos trabalhos do legislativo no primeiro semestre conforme a seguir: 19 Sessões Ordinárias, 2 Sessões Extraordinárias, 2 Audiências Públicas, 4 Homenagens, 37 Projetos de Lei propostos pelo Legislativo, 15 Projetos de Lei propostos pelo Executivo, 7 mensagem de vetos, 6 resoluções, 40 portarias, 5 Leis promulgadas 1142 Carteiras de Trabalho emitidas e outras 3224 Carteiras de Identidade e 300 atestados de bons antecedentes.

    Sessão Solene

    Vereador Aquiles Branco Ribeiro
    Aniversariante da Noite
    A Câmara Municipal, fará uma sessão solene no dia 22 de novembro de 2013 às 19 horas, para homenagear os cidadãos escolhidos com títulos honoríficos (cidadão honorário e benemérito).

    Aniversariante:

    O aniversariante da noite, foi o vereador Aquiles Branco Ribeiro, que completou 70 anos de idade na noite de terça.

    Tribunal de Contas:

    Foi lido na reunião pelo secretário Geraldo Majella Mazini, o relatório do Tribunal de Contas de Minas Gerais, referente as contas do município no ano de 2011 na gestão Willian Lobo. O parecer foi pela aprovação com ressalvas e os vereadores votaram unanimes pela aprovação. (Saiba mais detalhes clicando aqui)

    Grande expediente:

    O grande expediente, foi o ponto forte da reunião com um dia de críticas das mais consistentes ao executivo (assista aos vídeos dos discursos aqui no site posteriormente). Falaram no grande expediente:

    Mônica Meirelles: Falou sobre as demissões promovidas pela prefeitura nesta semana, a qual julgou como "medidas imorais a beneficiar contratados, comissionados gratificados e apadrinhados em detrimento de servidores que dedicaram mais de 30 anos de sua vida em prol da educação de nossa cidade e hoje podemos colher os frutos de ser um dos mais altos índices do IDEB de nossa região" e perguntou: "Como podemos ter 7 especialistas da educação aposentados e fazer a demissão de apenas 5? Porque a diferença de tratamento a ser utilizado? Qual foi o critério usado? ser aposentado?" e fez sérias denuncias ao executivo. Assista ao discurso na íntegra aqui.


    Sr Sebastião Gabriel (funcionário da Prefeitura): Falou sobre a saúde em Cataguases e contou a história de seu genro, que em 25 de julho de 2012, encontrou sua mãe caída no chão e levando ao pronto socorro, ouviu do médico que estava atendendo que ela estaria fingindo, preocupado, pediu dinheiro emprestado e levou a um médico particular que constatou que ela estava tendo um AVC. Sr. Sebastião, gostaria de saber o nome do médico que atendeu a mãe de seu genro e também pediu aos vereadores que investigassem se esse médico ainda está nos quadros de plantonista do SUS. O presidente Fernando Pacheco Fialho, disse que os vereadores estarão interfirindo através de requirimentos junto ao Conselho Municipal de Saúde e junto a Secretaria Municipal de Saúde e dependendo da justificativa, será aberta uma CEI para investigar.

    Vereador Walmir Linhares (PSDB): Falou sobre a Jornada Mundial da Juventude e da visita do Papa no Brasil onde segundo ele, foi deixado um enorme legado ético e espiritual que para os políticos, foi oferecido ensinamentos fundamentais, ressaltando que o autoritarismo leva somente a desagregação da sociedade e apelou para a honestidade com as coisas públicas e com as pessoas nos cargos públicos e que os governantes estejam a serviço do bem comum. Que resta aos políticos assumirem o discurso em prol do bem comum e não dos interesses pessoais. Walmir falou também das manifestações, como exemplo. contou que pela primeira vez esteve conversando com o prefeito Cesinha em seu gabinete por 3 horas e deixou também sua indignação em relação as demissões promovidas pela prefeitura de Cataguases, disse que sempre estará fiscalizando e leu o aviso utilizado pela prefeitura para as demissões que vindo da Secretaria Municipal de Educação, não constava a assinatura da secretária.



    Vereador Maurício do Valle Rufino (PT): Também lamentou a forma como as demissões foram realizadas pela prefeitura pois pessoas competentes foram exoneradas e disse que gostaria de saber os critérios utilizados e sugeriu que fosse convidado as pessoas responsáveis para prestar esclarecimentos na Câmara. Mauricio, também reclamou das obras da COPASA e das empreiteiras sub-contratadas pois muitos populares estão reclamando da forma como o serviço está sendo realizado e sugeriu que a Comissão de Obras intervisse de forma mais contundente neste assunto e convocou os vereadores para empenharem nessa fiscalização. O vereador Luiz Carlos Sodré, que é o presidente da referida comissão da Câmara, disse que já fez inúmeros requerimentos e solicitações com relação aos trabalhos da COPASA e que não obteve resposta. O presidente Fernando Pacheco Fialho, disse que em último caso, poderiam recorrer ao Ministério Público e o vereador Michelângelo, solicitou que o assunto fosse tratado de forma técnica e não política, obtendo o apoio de Maurício Rufino.



    Vereador Serafim Couto Spindola (PRP): Fez duras críticas a administração, em tom de brincadeira mas com palavras duras e perguntas sérias. Com frases como: "Não rasgaram o contrato da COPASA e a COPASA está rasgando é nossa cidade", "Quem tinha obrigação de fiscalizar é o Nicolau da COPASA [...], eu nunca vi o lobo tomar conta do galinheiro, Nicolau da COPASA multar a COPASA", "Eu acreditava que o prefeito iria pagar o piso salarial", "A prefeitura nesse mandato, contratou até março, 286 pessoas e agora estão mandando os velhinhos embora" "O prefeito prometeu em Cataguarino asfaltar todas as ruas com recursos próprios, isso é insanidade! [...] eu chego a conclusão que as demissões é por perseguição politica [...] Se ele quisesse arrecadar, se a prefeitura estivesse sem dinheiro, já teria multado a COPASA e os cofres estariam cheios" "Como nós podemos acreditar e levar a sério um governo que publica um ato oficial no jornal de Cataguases que eu posso chamar de porcaria e não portaria que concede licença remunerada a um funcionário [...] Pra quê ele está recebendo sem trabalhar?"

    *atualizada em: 15/08/2013 às 09:07

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Em curta reunião, executivo de Cataguases sofre as mais duras críticas do ano. Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início