728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    terça-feira, 6 de agosto de 2013

    Anastasia entrega 477 ambulâncias. Cataguases e mais 65 municípios da Zona da Mata foram contemplados. Veja a lista!

    Governador Antonio Anastasia entregou, nesta segunda-feira, 477 veículos destinados a 410 municípios mineiros para reforçar o Sistema Estadual de Transporte em Saúde.

    O Secretário de Saúde Municipal, Dr Alexandre
    Lacerda (Esq), juntamente com o vereador Joãozinho
    de Vista Alegre, foram juntamente com o Prefeito Cesinha
    buscar a ambulância.
    O Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets), responsável por garantir o deslocamento do paciente de forma eficiente e humanizada, para realização de exames e consultas especializadas fora de seu domicílio, ganhou reforço de 477 novas ambulâncias, que irão beneficiar 410 municípios de Minas Gerais. A entrega dos veículos, modelos Fiat Doblô e Renault Kangoo, foi realizada nesta segunda-feira (5), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. O Governo de Minas investiu R$ 21,73 milhões para a aquisição das ambulâncias, equipadas com maca fixa de alumínio e cilindro de oxigênio de cinco litros.

    O governador Antonio Anastasia, durante entrevista, ressaltou que a entrega dos novos veículos de saúde atende às reivindicações dos prefeitos mineiros. Ele lembrou que o sistema de transporte em saúde oferece conforto e segurança às pessoas, além de permitir que o paciente faça o seu tratamento de maneira adequada. A entrega das ambulâncias, segundo o governador, faz parte de um planejamento maior para garantir robustez ao sistema hospitalar mineiro.  

    Ao todo, foram 477 veículos.
    “Mesmo com o Pro-Hosp melhorando, com a construção de hospitais, ainda precisamos deslocar doentes. Por isso, as ambulâncias são tão importantes e há uma grande solicitação e reivindicação dos prefeitos municipais para novos veículos de saúde. Ambulância é um veículo que roda muito e, assim, ele tem que ser substituído com certa brevidade. É claro que cada vez mais o investimento na saúde se consolida”, afirmou o governador, lembrando que, pouco antes da cerimônia, havia assinado convênios para alocação de recursos, com a Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros, na semana passada com Divinópolis, e nesta quarta feira (7), irá a Sete Lagoas para assinatura de convênio repassando recursos para a conclusão do hospital regional.

    Cataguases

    A ambulância chegou em Cataguases nesta segunda-feira
    por volta das 18 horas.
    A pedido dos vereadores João Manoelino Bolina e Aquiles Branco, ambos do partido PHS a um Deputado Federal, e também da secretaria de Saúde Municipal, Cataguases foi incluída entre as cidades contempladas com ambulâncias pelo Governador Anastasia.

    O Secretário de Saúde Municipal, Dr Alexandre Castelar de Lacerda e o Prefeito José César Samor (Cesinha) estiveram junto com o vereador Joãozinho na solenidade de entrega das ambulâncias na Cidade administrativa em Belo Horizonte.


    Zona da Mata

    Dos 410 municípios contemplados, 66 municípios são da Zona da mata Mineira, os quais receberam ao todo, 72 veículos, conforme lista abaixo:

    Acaiaca (1), Além Paraíba (2), Astolfo Dutra (1), Alto Rio Doce (1), Aracitaba (1), Araponga (1), Bias Fortes (1), Bicas (1), Cajuri (1), Canaã (1), Caparaó (1), Caputira (1), Carangola (1), Cataguases (1), Coimbra (1), Coronel Pacheco (1), Dona Euzebia (1), Dores do Turvo (1), Ervalia (2), Espera Feliz (1), Goiana (1), Guaraciaba (1), Guarani (1), Guarara (1), Guidoval (2), Jequeri (2), Juiz de Fora (3), Leopoldina (1), Lima Duarte (1), Maripa de Minas (1), Martins Soares (1), Matipó (1), Muriaé (1), Olaria (1), Oliveira Fortes (1), Oratórios (1), Orizânia (1), Palma (1), Paula Cândido (1), Pedra Bonita (1), Piau (1), Piedade de Ponte Nova (1), Pirauba (1), Ponte Nova (1), Raul Soares (1), Rio Casca (1), Rio Espera (1), Rio Novo (1), Rio Pomba (1), Rochedo de Minas (1), Rodeiro (1), Santa Margarida (1), Santa Rita do Ibitipoca (1), Santa Rita do Jacutinga (1), Santana do Deserto (1), Santos Dumont (1), São João Nepomuceno (1), Senador Firmino (1), Sericita (1), Simão Pereira (1), Simonesia (1), Tabuleiro (1), Teixeira (1), Tocantins (1), Tombos (1), Vieiras (1).

    Funcionamento

    Por meio de um sistema via web, liberado a todos os municípios contemplados com o módulo eletivo do Sets, são realizados os agendamentos dos pacientes, aos destinos previamente pactuados entre os gestores de saúde dos municípios. Após o agendamento, o sistema emite o bilhete de passagem, informando a placa do veículo em que será feito o trajeto, o horário e o número do assento do passageiro.

    Este sistema é utilizado também pela coordenação estadual e pelo consórcio gerente do serviço na região para acompanhar o desempenho do serviço. O sistema de agendamento também auxilia na organização do serviço no consórcio, uma vez que, antes mesmo da chegada do veículo a sua clínica, o estabelecimento saberá a quantidade de pacientes que foram destinados e de qual localidade eles são.

    De maneira simples e rápida, também garante informações sobre o número de pessoas transportadas (pacientes e acompanhantes), localidade de origem e destino, faixa etária e quantidade de faltas que há no sistema.

    Os veículos do Sets contam com rastreamento via GPRS, sendo monitorados 24 horas do dia. Assim, é possível acompanhar a localização, a velocidade do tráfego, a duração da viagem e a quilometragem total percorrida.

    Universalização

    O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, afirmou, em pronunciamento, que a gestão Antonio Anastasia empreendeu uma nova lógica que é modelo para o país, com a implantação do Sistema Estadual de Transporte em Saúde. Já foram investidos mais de R$ 104 milhões no sistema.

    “No que tange ao transporte para os exames, para as consultas, organizamos o Sets, aqueles micro-ônibus gerenciados pelos consórcios, em uma nova governança. Neste momento, temos uma cobertura de quase 700 municípios. Até o final da gestão, teremos o Sets universalizado. Já transportamos com conforto e segurança, mais de 8 milhões de usuários. Teremos somente neste ano a entrega aos municípios de 800 veículos”, disse Antonio Jorge.

    O prefeito de Sete Lagoas, Márcio Reinaldo, representando as prefeituras beneficiadas, destacou a importância das parcerias para o avanço da saúde.  “Para nós, prefeitos, o desafio maior é garantir aos nossos cidadãos serviços de saúde de qualidade, com a eficácia desejada e no momento em que são reclamados pela população. Para que isso aconteça de maneira adequada é necessário que a cooperação entre União, estados e municípios se aperfeiçoe no tempo e espaço e ganhe dimensão e robustez para atender as demandas sempre crescentes e cada vez mais complexas”, disse.

    Histórico

    Em oito anos de implantação e de gerenciamento pela Secretaria de Estado de Saúde, o Sets vem demonstrando grandes resultados. O número de pessoas que utilizam este serviço vem crescendo anualmente. Em 2012, houve um aumento de 27% em relação a 2011, com o transporte de cerca de 2,3 milhões de pessoas. Além disso, houve redução de até 75,9% nos custos das prefeituras, segundo pesquisa econômico-financeira realizada em 2009 com mais de 160 municípios. Pesquisa de satisfação do usuário realizada em outubro de 2011 mostra que 95,8% dos usuários estão satisfeitos com o serviço.

    Clique aqui para conferir a lista dos 410 municípios mineiros beneficiados com as novas ambulâncias (arquivo em PDF).





    Fonte: Agência Minas


    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    1 comments:

    Item Reviewed: Anastasia entrega 477 ambulâncias. Cataguases e mais 65 municípios da Zona da Mata foram contemplados. Veja a lista! Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início