Iniciativa pedagógica, que envolve educadores e comunidade, será realizada por meio de uma parceria entre o Governo de Minas e os municípios do Estado

“Pela primeira vez a gente vai realizar, oficialmente, o ‘Dia D’ em conjunto na rede pública, envolvendo escolas estaduais e municipais. Como todos os nossos municípios que tem anos iniciais do ensino fundamental aderiram ao Programa de Intervenção Pedagógica, a gente propôs, e eles aceitaram, fazer o ‘Dia D’ em conjunto. É claro que um ou outro município deve fazer em dias diferentes, por datas e eventos municipais”, afirma a superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt.
Com a participação das redes municipais de ensino, a SEE orientou a todas as regionais de ensino que reunisse os secretários municipais e equipes do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) Municipal para instruí-los sobre as ações do dia.
A Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, promoveu uma reunião, na semana passada, com os secretários de educação e especialistas dos 40 municípios que integram a SRE. Com o público total de 120 educadores, o encontro teve como objetivo estimular a ação integrada entre Estado e municípios nas ações do PIP.
“A semana entre 5 e 10 de agosto de 2013 será de fundamental importância para a SRE de Governador Valadares, para as escolas e, sobretudo, para os nossos alunos e comunidade escolar”, destacou a diretora da regional, Sandra Márcia Ferreira.
Região Metropolitana
O ‘Dia D’ será uma ação simultânea nas escolas estaduais de 44 Superintendências Regionais de Ensino. Apenas nas Metropolitanas A, B e C, as ações do ‘Dia D’ serão realizadas em outras datas, devido a um encontro que ocorrerá com os diretores de escolas dessas regionais na mesma semana. O encontro tem a organização da Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores. “Com a alteração, o momento pedagógico nas escolas estaduais de Belo Horizonte e Região Metropolitana passará para os dias 21 e 24 agosto”, explica a Maria das Graças.
PIP Municipal
A expansão do Programa de Intervenção Pedagógica para as redes municipais de ensino foi realizada em março deste ano e teve a adesão de todos os 850 municípios mineiros que possuem sistema próprio de ensino para os anos iniciais do ensino fundamental. Na ocasião, a Secretaria de Estado de Educação capacitou cerca de 1.750 educadores municipais para atuarem no programa. Com a adesão dos municípios, o PIP passa a integrar a rotina pedagógica de mais de 6,7 mil escolas municipais, impactando cerca de 850 mil estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Fonte: Agência Minas
Espero que as discussões do dia o‘Dia D’ se tornem práticas vivenciadas pela escola e família. Que realmente seja um momento não apenas de apresentar propostas mas também de apresentar sugestões que venham melhorar a qualidade do ensino. Que seja um momento de trocar experiencias entre os colegas.
ResponderExcluir