A PM divulgou dicas para que os pais possam prevenir o uso de drogas pelos filhos. Confira as dicas da Polícia Militar de Minas Gerais abaixo:
- Conquiste a confiança de seus filhos, fale claramente e esclareça a eles desde a infância, sobre o mal que as drogas causam ao viciado.
- Programe para que seus filhos participem de palestras/seminários e que conheçam os malefícios que a droga causa.
- Converse com os professores das crianças, procure saber de aproveitamento escolar.
- Más companhias influenciam e conduzem ao uso de drogas e ao crime.
- Conheçam os ambiente/lugares que seus filhos frequentam.
Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional do 45º BPM
Estudo avalia uso de drogas em escolas públicas
Matéria veiculada éla FAPESP
Uma das conclusões aponta uso mais frequente entre alunos com menor auto-estima associada a características de relações familiares.
A avaliação de 3.891 estudantes de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e do ensino médio em escolas públicas do município de Embu mostrou que a chance de uso frequente ou pesado de drogas pode aumentar em 2,66 vezes entre alunos que consideram regular ou ruim seu relacionamento com um dos pais.
A pesquisa realizada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) avaliou o “uso na vida” e o “uso frequente e pesado” de drogas psicotrópicas, exceto álcool, tabaco e anabolizantes. As drogas mais usadas foram energéticos misturados com álcool (19%), solventes (11,2%) e maconha (4,8%). A pesquisa analisou a auto-estima e outros fatores possivelmente associados ao uso de drogas: sexo, idade, classe social, uso de tabaco ou álcool, religião, prática de esportes, frequência a “baladas”, trabalho e inter-relações entre esses fatores.
Variações na auto-estima em consequência das características do relacionamento familiar mostraram ser significativas para todos os usuários. A pesquisa mostrou que 31,3 % dos alunos com menor auto-estima fazem “uso na vida” e 3,8% deles fazem “uso frequente ou pesado” de drogas. Entre os que têm maior auto-estima as porcentagens foram de 21,2% e 1,2%.
Pesquisador responsável: Dartiu Xavier da Silveira Filho
Pesquisadores participantes do projeto: José Carlos Galduroz e Tania Bittancourt
Título do projeto de pesquisa: Possível associação do uso de drogas e auto-estima: estudo envolvendo as escolas da rede pública de ensino da Estância Turística de Embu
Instituição: Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp)
Projetos apoiados pela FAPESP na modalidade: Auxílio à Pesquisa - Regular
Veja abaixo links para os principais grupos de ajuda:
0 comments:
Postar um comentário