Brasília - Na abertura da reunião com governadores e prefeitos, a presidenta Dilma Rousseff disse que vai propor a convocação de um plebiscito que autorize uma Constituinte para fazer a reforma política.
"O Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado onde está", disse a presidenta.
Dilma Rousseff propôs cinco pactos para melhorar a situação que o Brasil vem passando:
1. Responsabilidade fiscal: Com o objetivo de manter a estabilidade da economia e o controle da inflação.
2. Combate a Corrupção: Construção de uma ampla e profunda reforma política que amplie a participação popular, propondo um debate sobre a convocação de um Plebiscito Popular e combate a Corrupção de forma mais contundente, com uma nova legislação que classifique a corrupção dolosa (intencional) como crime hediondo com punições mais severas. A presidenta pediu ainda agilização na implantação da Lei de Acesso à Informação.
3. Saúde: Acelerar os investimentos já contratados em Hospitais, UPAS e Unidades básicas de saúdes como por exemplo, ampliar a participação de Hospitais filantrópicos no programa que troca dívidas por mais atendimentos e aumentar o número de médicos no interior do país inclusive com a contratação de médicos estrangeiros se necessário.
4. Transporte Público: Dar um grande salto no transporte público de qualidade nas cidades. Dilma disse que o Governo Federal já desonerou os impostos para baixar as tarifas e pretende diminuir também mais impostos no óleo dísel e assegurar também uma maior participação da população na discussão política do transporte com maior transparência e controle social nas tarifas de ônibus e para isso, anunciou a criação de um Conselho Nacional de Transporte Público e aconselhou a criação de conselhos semelhantes nos municípios.
5. Educação: Dilma disse que está lutando para que 100% dos royalties do petróleo seja destinados para a educação e que conta com o apoio dos congressistas para que os municípios possam investir em escolas e universidades.
.jpg)
Com informações da Agência Brasil
0 comments:
Postar um comentário