728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sexta-feira, 28 de junho de 2013

    Metodologias diferenciadas auxiliam na preparação dos alunos para o Enem

    Este ano, mais de 51 mil estudantes do ensino médio já participam do projeto Aprofundamento de Estudos

    Em 2012, grande parte dos alunos da Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa, em Uberlândia, que participaram do projeto conquistaram vagas na UFU

    Faltando quatro meses para o Enem, os estudantes mineiros que participam do Aprofundamento de Estudos, projeto da Secretaria de Estado de Educação (SEE), intensificam seus estudos e ampliam seus conhecimentos para o exame com o auxilio de diferentes metodologias.

    Entre as escolas mineiras que participam do Aprofundamento de Estudos e apostam na prática diferenciada para ensinar está a Escola Estadual Professor Cláudio Brandão, em Belo Horizonte. Além de utilizar testes antigos das provas do Enem, as questões são utilizadas para dar início ao aprofundamento em sala de aula.

    “Fazemos o treinamento utilizando questões de provas fechadas. No início da aula, entregamos para os alunos uma atividade. O professor dá uns três minutos para que eles leiam a questão e registrem suas dúvidas. A partir daí, ele vai sanando as dúvidas e ampliando o conteúdo. Ele faz um processo de aprofundamento mesmo, sempre abordando conteúdos que vão desde o ensino fundamental até o ensino médio”, destaca o vice-diretor da escola, Daniel Rufino Araújo Andrade dos Santos.

    Na escola, as aulas do Aprofundamento de Estudos acontecem aos sábados e os educadores utilizam diferentes práticas para reforçar o conhecimento adquirido em sala. “O professor tem a possibilidade de marcar uma aula no laboratório e também estamos investindo em trabalhos de campos. Tudo para dar uma aula diferente apara o aluno e que estimule cada vez mais a participação dele no aprofundamento”, conclui Daniel.

    Para a estudante do 3º ano do ensino médio, Samantha Quaresma Alves Campos, as aulas estão ajudando muito na sua preparação para o Enem. “Estou gostando muito das aulas de Matemática e Química, que são as disciplinas que tenho mais dificuldade. Gosto da forma mais dinâmica que as aulas são ministradas”, afirma.

    Já na Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, as aulas do Aprofundamento de Estudos são um complemento do que é visto em sala. “Esse é o segundo ano que a escola participa do aprofundamento. Ele acaba sendo um complemento que os alunos vêm nas aulas. Os estudantes levam sugestões e dúvidas para serem trabalhadas”, conta o vice-diretor da escola, Adalto Reis Martins Junqueira.

    Na escola, o projeto tem dado tão certo que, em 2012, a instituição foi uma das que mais aprovou alunos na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “Tivemos alunos aprovados no 1º lugar de medicina, engenharia elétrica, psicologia, direito, história, entre outros. Além disso, em quase todos os cursos tivemos alunos entre os cinco melhores colocados. A maioria desses alunos participa do aprofundamento”, ressalta Adalto.

    Ana Camila Ferreira Rezende é aluna do 3º ano do ensino médio e destaca a importância do projeto para sua preparação para o Enem. “Com a proximidade do Enem, buscamos nos preparar mais e a escola é um lugar que propicia isso. Já estou acostumada com o espaço e tenho liberdade para tirar dúvidas com os professores. Nas aulas do Aprofundamento temos um espaço a mais para discutir e debater questões que possam cair na prova”, afirma a estudante, que pretende cursar Direito, na UFU.

    Aprofundamento de Estudos

    A iniciativa tem a finalidade de melhorar os indicadores de proficiência do ensino médio, bem como ampliar a taxa de conclusão, reduzindo as taxas de repetência e evasão. Para isso, visa à criação do hábito de estudo, dando oportunidade aos alunos de ampliação de conhecimentos e conteúdos do seu interesse e de preparação para prosseguimentos dos estudos. Atualmente, mais de 51.200 estudantes do ensino médio participam do projeto.

    Disciplinas ofertadas

    As disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática devem ser ofertadas em todas as turmas do Aprofundamento de Estudos.
    Para as turmas do 1º ano do ensino médio são disponibilizadas aulas dessas disciplinas com vistas ao aprofundamento dos conhecimentos adquiridos.

    Já os estudantes do 2º e 3º ano do ensino médi, além de Língua Portuguesa e Matemática, poderão ser ofertadas outras disciplinas, como Biologia, Física, Geografia, História, Química e Línguas Estrangeiras (Inglesa ou Espanhola). O limite máximo é de cindo disciplinas por turma.

    As aulas do Aprofundamento de Estudos são ministradas no contraturno escolar do aluno ou no sexto horário. A carga máxima é de 15 horas semanais.

    Exame Nacional do Ensino Médio

    Dos mais 7,8 milhões de candidatos inscritos na edição de 2013 do Enem, 870.782 são mineiros. Esse total deixa Minas Gerais em segundo lugar em relação ao número de inscritos. O estado brasileiro com maior número de candidatos foi São Paulo, com 1,2 milhão de inscrições.

    Este ano, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. No primeiro dia de aplicação dos testes, os candidatos farão questões de ciências humanas e ciências da natureza. A prova terá 4 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia de provas, serão aplicadas as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Nesse dia, a prova terá 5 horas e 30 minutos de duração.

    O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

    O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

    Fonte: Agência Minas
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Metodologias diferenciadas auxiliam na preparação dos alunos para o Enem Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início