728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    segunda-feira, 10 de junho de 2013

    MEIO AMBIENTE: PM flagra empresa em atividade irregular de extração de minério em Minas Gerais.

    Em atendimento a uma solicitação do Ministério Público, policiais militares da Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente de Belo Horizonte fiscalizaram, no último final de semana, um terreno no entroncamento da BR-040 com o Anel Rodoviário. No local, funciona uma empresa responsável pela recuperação de encosta com taludes.

    Projeto foi aprovado pela Prefeitura de Nova Lima, devido a um deslizamento em janeiro deste ano. Durante a vistoria, ficou constatado que as obras não tinham aspecto de recuperação de encosta, mas de extração de minério de ferro. Foi verificado, ainda, que houve intervenção superior à necessária para executar a recuperação, com cortes de máquinas em pontos da encosta, onde não havia risco de deslizamento.

    Doação?

    De acordo com o responsável pela empresa, o material retirado seria levado por caminhões da própria empresa e doado à outra empresa  em Sete Lagoas, para ser usado como base de pavimentação. Foi constatado que uma escavadeira era utilizada no alto da encosta, enquanto uma carreta, carregada, era pesada.

    Depois, o veículo com minério de ferro saiu em direção ao Rio de Janeiro. O acompanhamento, desde o carregamento até o ponto de descarregamento, levou os policiais militares à uma Siderúrgica em Divinópolis. O Serviço de Inteligência da PM verificou que um dos veículos transportava uma carga de 34.37 toneladas.

    O motorista do caminhão afirmou que fez outras entregas do material proveniente da extração para a Siderúrgica  A ação configura crime contra o patrimônio público da União, sob modo de usurpação, previsto no artigo 2°, parágrafo 1° da Lei 8176/91.

    O caminhão e a carga do minério de ferro ficaram apreendidos, sob a responsabilidade da Siderúrgica em Divinópolis, uma vez que não havia local apropriado para acondicionamento e guarda dos referidos materiais. Diante dos fatos, os autores foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal de Divinópolis.

    No alto do terreno, eucaliptos tinham sido serrados e transformados em toras e lenha. O corte no terreno possui em média 50 metros de altura e 154 metros de largura.

    Fonte: PMMG / Alexandre França
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: MEIO AMBIENTE: PM flagra empresa em atividade irregular de extração de minério em Minas Gerais. Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início