O vereador Michelângelo de Melo Correa, levantou duas importantes questões na reunião desta terça-feira (11), através de 2 requerimentos:
O primeiro, conforme segue a descrição na íntegra abaixo, solicita informações sobre a transferência do CISUM (Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata) de Cataguases para Leopoldina.
"Requerimento nº 123/2013Que seja convidado o servidor, Eliermes Teixeira de Almeida, Secretário Executivo do CISUM (Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata) para comparecer em nossa casa legislativa na próxima sessão ordinária no dia 18 de junho do corrente ano a partir das 18:30 horas objetivando prestar para os vereadores informações relacionadas a transferência do CISUM de Cataguases para Leopoldina na forma legal e com as cautelas de estilo.Vereador Michelângelo de Melo Correa (PSDB)"
Este requerimento, surgiu, devido a reunião realizada em Leopoldina na última sexta-feira (7), onde o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, esteve presente e anunciou importantes investimentos, em Cataguases e Leopoldina na área de saúde. Em reunião, os gestores e secretários de saúde conveniados, aprovaram por unanimidade a mudança do perfil jurídico do CISUM de privado para público e também a transferência da sede para a cidade de Leopoldina.
O vereador Serafim Couto Spindola, sugeriu que fosse convocado também, o presidente do CISUM, José César Samor, prefeito de Cataguases para falar a respeito dessa decisão.
Especula-se, que Cataguases teria aberto mão do CISUM, em troca de uma unidade avançada do Hemominas na cidade, o que não aconteceu, pois segundo o vereador, foi anunciado também pelo prefeito José Roberto de Leopoldina em conjunto com a presidente do Hemominas, Júnia Cioff, a criação de uma unidade do Hemominas em Leopoldina, fato que motivou o segundo requerimento de Michelângelo.
Neste último requerimento citado, o vereador Michelângelo, deseja saber, quais os critérios, técnicos ou não, que motivaram a criação dessa nova unidade do Hemominas em Leopoldina, uma vez que a demanda de Hemoderivados em Cataguases é muito superior a de Leopoldina.
O presidente Fernando Pacheco Fialho endossou o requerimento de Michelângelo, pois segundo o presidente, "chega a ser contraditório, uma vez que o Hospital Nível II será criado em Cataguases". Todos os demais vereadores apoiaram e assinaram este requerimento.
Para saber mais informações sobre este assunto, o Site Mídia Mineira, entrevistou o vereador Michelângelo que falou sobre CISUM, Hemominas e o novo Pronto Socorro que será criado em anexo ao Hospital de Cataguases. Confira na entrevista abaixo:
0 comments:
Postar um comentário