728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sábado, 29 de junho de 2013

    Aliando aprendizado e integração, escolas mineiras promovem tradicionais festas juninas

    As tradicionais festas juninas mobilizam, até o mês de julho, a rede de ensino público de Minas. Com ações que aliam valorização cultural e integração entre as famílias e a comunidade escolar, as festividades em comemoração ao dia de São João representam um evento marcante no calendário das escolas do Estado.

    Quadrilha, pipoca, amendoim e canjica, além de danças, roupas e comidas típicas conquistam e atraem a comunidade para dentro das escolas que compõem o sistema de ensino da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. As unidades da rede estadual se esforçam para promover uma bela festa. Com este objetivo, são muitos os detalhes que exigem participação de professores, funcionários, pais e alunos para que tudo dê certo.

    “É importante que a escola esteja aberta para que todos possam vir e ver o filho, sobrinho ou neto dançar, além de resgatarmos uma cultura típica de Minas”, conta Antônia Mary Martins dos Santos, diretora da Escola Estadual Leon Renault. Tradicional na comunidade escolar, a festa da Leon Renault é realizada desde que a escola foi inaugurada, em 1966. A duas semanas da festa, que será no próximo sábado (06), alunos e professores se preparam. “Professores de Arte e supervisores já estão preparando a decoração e os alunos estão ensaiando”, conta a diretora.

    Uma das alunas que vai dançar, no próximo sábado, é Ana Bárbara dos Santos, do 7º ano. “Gosto da festa, da comida, das danças e da decoração. É tudo muito bom”, afirma a estudante. A família de Ana Bárbara pretende participar da festa, mas ela ainda não sabe se a mãe vai, já que a Escola Estadual Doutor Antônio Augusto Soares Canedo, onde ela trabalha, vai fazer sua comemoração no mesmo dia.

    Festa tradicional

    A Escola Estadual Professora Maria Belmira Trindade, localizada na região do Barreiro, em Belo Horizonte, também tem uma festa tradicional, além de ceder espaço para o ensaio de dois grupos que participam do Arraial de Belô.

    Ana Carolina Aparecida da Silva faz o 3º ano do ensino médio na Professora Maria Belmira Trindade e está lá desde o 6º ano do ensino fundamental. A família da estudante gosta das festas: duas de suas irmãs já participaram de grupos do Arraial de Belô e ensaiavam na escola. Isso é um incentivo para Ana Carolina. “É legal porque todas as turmas estão envolvidas, dançam e fazem apresentações. Todo mundo trabalha unido para que a festa ocorra”, conta a jovem. A turma de Ana Carolina vai fazer uma das apresentações do dia da festa e vai homenagear o músico Luiz Gonzaga.

    A homenagem ao “Rei do Baião” está sendo coordenada pela professora de Língua Portuguesa Lourdes Resende Sousa. “Estamos pensando em fazer uma apresentação de dança ao som de músicas do Luiz Gonzaga, mas isso pode mudar, já os alunos estão dando sugestões e estamos ainda planejando como será feito”, afirma a educadora. No dia 6 de julho, dia da festa, também haverá a tradicional quadrilha, dança country, forró e muito mais. Alunos e professores estão trabalhando e se apresentarão para receber na escola da melhor forma possível amigos e familiares dos cerca de 1.200 estudantes matriculados lá.

    Enquanto as escolas Leon Renault e Professora Maria Belmira Trindade se preparam para a festa, a Escola Estadual Dom Helvécio, de Ipatinga, já fez a sua. No dia 7 de junho, a escola recebeu, segundo a diretora, mais de duas mil pessoas para comemorarem a festa de São João. “Vêm principalmente os pais e familiares, mas muitas pessoas da comunidade também participam. A escola fica até pequena”, conta a gestora, Monalisa Barretos Barros Silva.

    A educadora diz que a organização é trabalhosa, mas o resultado faz valer a pena. Grande parte dos 720 alunos matriculados na escola dançaram. Foram 14 apresentações, das 18h30 às 22h quadrilha tradicional, dança country, forró, dança da peneira e diversas outras. A escola se esforçou para que as turmas não repetissem apresentações. Para conseguir esse resultado, foi mais de um mês de ensaios. Enquanto os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental treinavam com as regentes de turma, os dos anos finais e ensino médio usavam o tempo da educação física.

    Série Boas Práticas

    O vídeo da série Boas Práticas dessa semana mostrou ações da Escola Estadual Doutor José do Patrocínio, em Belo Horizonte, que, com o projeto “Abrindo Espaço”, da Secretaria de Estado de Educação, abre-se nos fins de semana para receber a comunidade. Entre as iniciativas desenvolvidas pelos moradores da região no ambiente escolar está o ensaio da agremiação junina do bairro Milionários – ‘Corpo de Baile Nossa Junina’ que marca presença no ‘Arraial de Belô 2013’ e em outros festivais regionais.

    O espaço escolar também é palco para cursos, como aulas de crochê, artes marciais e pintura em tecido. Os vídeos da série são exibidos nos intervalos da programação da Rede Minas. O material também está disponível no canal do Youtube da Secretaria de Estado de Educação e pode ser visto no Canal Minas Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde. Veja, ao lado, o vídeo da série Boas Práticas.
    Fonte: Agência Minas

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Aliando aprendizado e integração, escolas mineiras promovem tradicionais festas juninas Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início