Dois encontros marcaram a participação de prefeitos e líderes políticos da Zona da Mata ontem (17) em Juiz de Fora.
O primeiro, foi o encontro de prefeitos da Zona da Mata que contou com a participação de 43 prefeitos da região, entre eles o prefeito de Cataguases e aconteceu pela manhã na Escola Municipal de Governo.
Além dos prefeitos, participaram também os deputados federais, Margarida Salomão (PT), Júlio Delgado (PSB), Reginaldo Lopes (PT) e diversos representantes de entidades governamentais e não governamentais.
Na ocasião, os prefeitos assinaram um documento, destinado aos governos estadual e federal, com diversas reivindicações, como: Revisão da carga tributária, composição e distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, política de investimentos que leve em conta os perfis das cidades, divisão justa dos royalties do petróleo e investimentos contínuos nas estradas de escoamento da produção e deslocamento da população.
O segundo, à tarde, foi no auditório do Banco do Brasil, que foi palco do Seminário sobre Agricultura Familiar e Segurança Alimentar. Participaram desse encontro, a Deputada Margarida Salomão, o delegado federal do Ministério do Desenvolcimento Agrário, Alcides Guedes Filho entre outras autoridades.
Os municípios de Cataguases, e Leopoldina, também participaram com as presenças dos Secretários municipais de Cataguases, Vanderlei Pequeno (Assistência Social) e Jose de Alencar Farage (Meio Ambiente), além do vereador de Leopoldina Oldemar Montenari (PT) entre outras lideranças como Irmã Beth e Iolanda de Leopoldina, Matheus Souza, Rogério Tobias Norte da PM, Anaína Pires, Gracinha da EMATER e diversas mulheres da Associação das Mulheres Rurais de Cataguases.
No encontro foi apresentado e debatido os Programas e Projetos do Governo Federal voltados para a questão agrária, muito forte na região. A reunião serviu para esclarecer esses projetos e programas, visando ampliar o acesso.
As autoridades presentes se colocaram a disposição para a ajudar na elaboração de projetos para as prefeituras, sindicatos rurais, associações e cooperativas.
Também foi anunciado que o Governo Federal enviará para as cidades com menos de 50 mil habitantes uma retroescavadeira, um caminhão e um trator, que servirá para o melhoramento das estradas rurais e também para uso dos pequenos produtores nas propriedades.
Em relação a Cataguases, será implantado o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) que contribuirá com verba para construção de casas para os produtores, que terão direito até R$ 28 mil, através do Minha Casa Minha Vida, do PAC Rural, onde o produtor pagará apenas 4% desse valor, em parcelas.
Segundo informou a assessoria de Margarida, para ela, a importância destes fóruns, está na possibilidade de disponibilizar informações sobre os programas voltados para a agricultura familiar, para que os recursos do governo federal possam ser disponibilizados.
Com informações de Paulo Lúcio e Assessoria da Deputada Margarida Salomão.
0 comments:
Postar um comentário