728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sábado, 27 de abril de 2013

    Comunicado da SECOPA-MG diz que Estádio do Mineirão passou no teste para a Copa das Confederações.

    A Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa-MG) divulgou um comunicado nesta sexta-feira (26), com avaliação da partida entre Brasil e Chile, que funcionou como jogo teste para a Copa das Federações a ser realizada em junho.

    Na nota, a Secopa destaca a avaliação positiva feita pelo Comitê Organizador Local (COL) que foi responsável pela organização do jogo juntamente com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Estamos convictos de que valeu a pena cumprir os compromissos para entregar o estádio no prazo combinado. Temos a certeza de que os mineiros sentirão muito orgulho do nosso Mineirão nas grandes competições que se aproximam”, conclui o texto.

    Centro de Comando e Controle Provisório do Mineirão

    Confira a seguir a íntegra do comunicado da Secopa-MG: 

    “O amistoso da última quarta feira (24/04), entre Brasil e Chile, no Mineirão, foi utilizado como jogo-teste para a Copa das Confederações da FIFA que será realizada em junho. É importante destacar que a responsabilidade pela operação dessa partida ficou a cargo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL).

    Em balanço desse jogo divulgado no dia 25/04, o Comitê Organizador Local (COL) afirma textualmente o seguinte: “A participação parcial ou integral em 14 áreas operacionais foi muito positiva, com destaque à inédita organização no Brasil de uma partida entre seleções com assentos marcados num estádio da Copa do Mundo da FIFA. O COL reitera que há espaço para evoluir e que os eventos-teste são fundamentais para garantir a adaptação a uma nova cultura em serviços ao espectador”.

    Entregue dentro do prazo acordado com a FIFA, o Mineirão foi também o primeiro estádio brasileiro da Copa do Mundo de 2014 usado pela seleção brasileira. Por isso, observadores de todas as áreas, de Minas Gerais e de outros estados, puderam utilizar o amistoso internacional como forma de aprendizado, visto que outras arenas ainda não estão prontas ou em plena operação.

    Estados cujas arenas estão fora dos prazos ou que ainda nem começaram a ser testadas utilizam as experiências do Mineirão para cumprir as obrigações previstas no Caderno de Encargos da FIFA. Ou seja: o chamado “Gigante de Pampulha” não está apenas servindo para a realização de jogos de futebol e shows em Minas. Está contribuindo também para que outros estádios selecionados pela FIFA também atendam aos rigorosos pré-requisitos da entidade.

    Desde sua reinauguração, em fevereiro de 2013, o novo Mineirão já recebeu nada menos que 11 (onze) eventos, entre jogos e shows, sendo que em seis deles  o público foi superior a 30 mil pessoas. Em todos esses eventos, o estádio já recebeu aproximadamente 310 mil pessoas.

    É previsível que surjam críticas em relação à operação do Mineirão e é até natural que isso aconteça, uma vez que o estádio passou por uma grande reforma e ganhou uma nova administração, fruto de uma inédita Parceria Público Privada (PPP).  O importante é que todos os problemas detectados estão sendo corrigidos e aprimoramentos necessários estão sendo feitos em um processo de constante evolução.

    Enquanto isso, outras arenas sequer concluíram suas obras e, por esse motivo, nem podem ainda  sofrer críticas em relação às suas operações.

    Um evento-teste, como o da última quarta feira (24/04) no Mineirão, é realizado, portanto e sobretudo, exatamente para que essas observações possam ser feitas e eventuais erros corrigidos. Algumas situações verificadas no evento-teste já não ocorrem na rotina de operação padrão do Mineirão, pois as equipes envolvidas no amistoso do Brasil trabalharam no estádio pela primeira vez.

    É importante ressaltar que todos os envolvidos na organização do amistoso participaram de inúmeras reuniões conjuntas de planejamento para alinhar suas ações. Foi um trabalho inédito de integração, que contou com o envolvimento de mais de 20 (vinte) órgãos federais, estaduais e municipais.

    Na avaliação da Secopa MG, a segurança antes, durante e depois do amistoso funcionou muito bem.  O acesso de pedestres ao estádio foi feito com tranquilidade e sem  contratempos, como era o objetivo dos órgãos envolvidos. A escolta das delegações, treinada com bastante antecedência, também foi bem-sucedida.

    O estacionamento para 1.500 veículos dentro do estádio, que não estava previsto inicialmente, mas que foi solicitado pela Secopa MG para reduzir os impactos na vizinhança, também foi bem aceito pelos torcedores e funcionou bem. Nas competições oficiais,  o estacionamento será reforçado com vagas que serão disponibilizadas no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

    O transporte especial criado para a partida Brasil X Chile também superou as expectativas, com boa aceitação do público. Não podemos desconsiderar as consequências para o trânsito geradas pela manifestação ocorrida nos dois sentidos da avenida Antônio Carlos por mais de uma hora. Fatos similares a este já ocorreram em ocasiões anteriores, quando o impacto no trânsito foi grande, mesmo não havendo jogos.

    Percebeu-se também que o torcedor que optou por chegar com antecedência acessou o Mineirão com tranquilidade – o que foi claramente detectado pela Secopa MG. O torcedor tem todo o direito de chegar ao estádio na hora que quiser, mas é importante ressaltar que quanto mais tarde ele chegar, mais dificuldades encontrará – situação que ocorre em qualquer evento de grande porte.

    Em relação à bilhetagem, sob responsabilidade da CBF, apenas 0,4% dos ingressos colocados à venda apresentaram falha na numeração de assento.  

    A  questão de respeitar  os  assentos marcados é, acima de  tudo, cultural, pois o torcedor brasileiro não está acostumado a esse tipo de exigência. Para que essa postura seja assimilada é preciso que ela seja cobrada, mas também que seja dado tempo para o torcedor se adaptar. Megaeventos como os que estão para acontecer em Minas e no Brasil vão contribuir decisivamente para essa mudança de hábito.

    Por fim, a Secopa MG gostaria de saudar todos os torcedores que vêm se comportando de forma pacífica, entusiasmada e respeitosa desde que o Mineirão foi reinaugurado – o que só contribui para valorizar os espetáculos na nova arena.

    Estamos convictos de que valeu a pena cumprir os compromissos para entregar o estádio no prazo combinado.  Sabemos que, se o Mineirão não estivesse em plena operação, os esforços para a realização da Copa das Confederações teriam que ser bem maiores.  Não nos restam  dúvidas de que para os estádios que ainda estão em obras, a pouco mais de 30 dias do evento, o desafio será muitíssimo mais complicado.

    Temos a certeza de que os mineiros sentirão muito orgulho do nosso Mineirão nas grandes competições que se aproximam”.


    Fonte: Agência Minas
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Comunicado da SECOPA-MG diz que Estádio do Mineirão passou no teste para a Copa das Confederações. Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início