728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    quinta-feira, 21 de março de 2013

    Coordenador vai a Câmara Municipal de Cataguases para esclarecer a real situação da Dengue no município.


    Wallace George de Oliveira (foto), Coordenador Regional do Controle de Endemias, esteve nessa terça-feira (19) em uma audiência especial por ocasião da reunião ordinária da Câmara Municipal de Cataguases para prestar esclarecimentos sobre a real situação da Dengue no município.

    Ele revelou, que Cataguases tem até o momento, 755 casos de dengue notificados, sendo que 225 ainda não confirmados e que a cidade está passando por uma epidemia.

    O Coordenador, explicou que esta epidemia era esperada no ano passado, mas que por motivos que ele desconhece, ela não aconteceu e que este ano muitos outros fatores contribuíram para o avanço da doença.

    Em seu pronunciamento, Wallace disse também que o índice aceitável de infestação predial, é de 1% e que em Cataguases este índice já está entre 17% e 20%. Os locais com maiores problemas e que merecem mais atenção, são: o centro da cidade, os bairros Granjaria, Beira Rio e Vila Tereza e que o foco das ações são nestes bairros e nos locais onde as pessoas circulam mais. Os casos estão em ascensão na rua Francisco Leonardo e nos bairros Guido Marliere, Menezes e Bandeirantes e merecem uma atenção especial. Para o eficaz controle, ele contou que posto de saúde, Hospital e pronto socorro, devem efetuar as notificações

    Continuando, ele disse que o aumento da dengue não é uma exclusividade de Cataguases, mas de toda Minas Gerais que teve um aumento de 850% no período e o mais preocupante é que voltou a ser encontrado em Minas o vírus tipo 4.

    A boa notícia é que apesar da epidemia, não foi registrado em Cataguases, nenhum óbito decorrente da dengue e nenhum caso de dengue hemorrágica, embora a taxa de óbto no Brasil, esteja em torno de 1% dos casos.

    Wallace, também não isentou a responsabilidade do governo mas disse que cada um tem de fazer a sua parte e completou dizendo que todos os dias temos de pensar “O que nós fizemos ontem, hoje e faremos amanhã na questão da dengue”.

    Muito educado, respondeu todas as perguntas dos vereadores com paciência e procurou esclarecer alguns pontos conforme a seguir: 
    Embora reconhece que está sobrecarregado, mas deverá tomar uma decisão até abril se ficará exclusivamente em Cataguases ou em outro município. Hoje, o combate a dengue em Cataguases conta com 66 agentes, sendo 22 concursados, o que é cerca de 30% a mais que nos anos passados, embora também, muitos novatos ainda estão em treinamento. Já foi enviado coleta de sangue para diagnosticar o tipo de vírus que está ativo em Cataguases, mas que tem de esperar para ter em mãos os resultados e que isto também não é relevante para determinar as ações. Nós não estamos em pior situação porque não choveu ano passado.

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Coordenador vai a Câmara Municipal de Cataguases para esclarecer a real situação da Dengue no município. Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início