Em 2025, o projeto comemora 10 anos de história
Reconhecido oficialmente como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura do Governo Federal, o projeto Girarte inicia uma nova fase de atuação celebrando dez anos de uma trajetória dedicada à formação e difusão das artes cênicas, em especial a dança e o teatro. Em 2025, o projeto se dedica a uma programação especial que conta com novas ações no início de dezembro.
A nova agenda inclui ações formativas, apresentações de espetáculos e intercâmbios culturais que irão beneficiar cinco municípios do interior de Minas Gerais, dentre eles Cataguases, Tocantins, Argirita, Piraúba e Leopoldina. Com foco nos temas inteligência emocional e consciência ambiental, as atividades irão contemplar diversas faixas etárias, em especial crianças e jovens, com aulas de dança e apresentação de espetáculos itinerantes abertos ao público. Algumas atividades exigirão inscrição prévia, e outras o acesso se dará por ordem de chegada. Para acompanhar detalhes da programação siga o perfil nas redes sociais @projetogirarte (https://projetogirarte.com.br/instagram).
Ao longo de uma década, o Girarte consolidou-se como uma das mais importantes iniciativas de democratização da dança no país. Já realizou mais de 600 ações culturais, impactando 256 mil pessoas em 70 localidades, no Brasil e no exterior — incluindo França, Portugal e Chile. Foram atendidas 135 escolas públicas em estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Bahia.
O reconhecimento como Ponto de Cultura reforça a relevância social do Girarte e sua contribuição contínua para o fortalecimento da cultura brasileira. A certificação integra o projeto à Rede Cultura Viva, que reúne iniciativas comprometidas com a transformação social por meio da arte e da educação.
Além de formar novos talentos, o Girarte tem sido palco de encontros com grandes nomes da dança nacional e internacional, como Alba Vieira (Universidade Federal de Viçosa), Mário Nascimento (Corpo de Dança do Amazonas), Danielle Pavan (ex-Grupo Corpo), Dadyer Aguilera (ex-Palácio das Artes) e Vanilton Lakka (Universidade Federal de Uberlândia).
Desde 2014, o Grupo Energisa é patrocinador do projeto, apoiando-o desde sua criação por meio das Leis de Incentivo à Cultura. Nesses dez anos, já foram investidos mais de R$ 4,4 milhões, sendo R$ 2 milhões aportados pela Energisa e o restante por meio de outras parcerias.
“Para nós, apoiar iniciativas como essa é mais do que um investimento financeiro: é um compromisso com a valorização da cultura e com o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Esses dez anos de parceria mostram que acreditamos no poder transformador da arte e da educação, e vamos continuar trabalhando para que projetos como este alcancem cada vez mais pessoas”, afirma Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.
Com o novo reconhecimento e o apoio contínuo da Energisa, o Girarte reafirma seu compromisso com o diálogo entre arte e educação, a inclusão e a valorização da cultura local, levando arte, movimento e oportunidades para dentro das escolas e para o cotidiano das comunidades.
Fonte: Comunicação Energisa
Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui
.jpg)
0 comments:
Postar um comentário