Com as novas regras da Tarifa Social, o cliente pode ter 100% de desconto no valor do consumo de energia elétrica
![]() |
Foto: Energisa / Divulgação |
Você sabia que pode ter desconto total na conta de energia elétrica? Mais de 60 mil clientes da Energisa Minas Rio têm esse direito, mas ainda não estão aproveitando. Com as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês podem receber 100% de desconto no valor da energia utilizada. Mas atenção: esse abatimento vale apenas para o consumo. Impostos federais, estaduais e municipais, além da taxa de iluminação pública, ainda podem ser cobrados na conta.
Antes da mudança, o desconto da Tarifa Social era escalonado conforme o consumo mensal, chegando a, no máximo, 65%. Agora, com as novas regras, quem consome até 80 kWh mensais pode ter isenção total no valor da energia, o que representa um ganho significativo para as famílias de baixa renda.
O programa foi criado pelo Governo Federal para garantir o acesso à energia para quem mais precisa. O benefício é aplicado automaticamente, desde que o cliente esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e com os dados atualizados. Segundo Janaína Lacerda, gerente de Serviços Comerciais da Energisa Minas Rio, muitas famílias deixam de receber o desconto por causa de informações incorretas ou desatualizadas.
“Muitas famílias têm direito ao desconto na conta de luz, mas acabam não recebendo porque os dados cadastrais estão incorretos ou desatualizados. Para que o benefício seja aplicado corretamente, é indispensável que as informações do CadÚnico estejam atualizadas e que o nome do titular da conta de energia seja o mesmo da pessoa cadastrada no sistema do governo”, explica Janaína.
Quem tem direito ao desconto de 100% no consumo de energia?
Titulares de contas de energia elétrica com cadastro atualizado no CadÚnico, que possuem BPC ou renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, e que tenham consumo mensal de até 80 kWh.
Como se inscrever ou atualizar
Famílias que ainda não estão inscritas devem procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade para realizar o cadastro.
Fonte: Comunicação Energisa
Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui
0 comments:
Postar um comentário