Coordenador do Centro de Tratamento de Criança Queimada do Sabará Hospital Infantil dá dicas sobre prevenção de acidentes domésticos.
Imagem ilustrativa. www.freepik.com. |
A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) promove, no Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras (06 de junho), uma campanha de conscientização sobre os acidentes com queimaduras, que em crianças ocorrem, principalmente, em nossas casas e são frequentemente causados pela imprudência dos responsáveis.
Dados da SBQ indicam que, no Brasil, 1 milhão de pessoas sofrem queimaduras anualmente, sendo que cerca de 70% dos casos ocorrem dentro de casa. O Ministério da Saúde aponta que das 150 mil internações anuais por queimaduras, aproximadamente 30% envolvem crianças.
Para discutir o tema, Dr. Luiz Philipe Molina Vana, coordenador do Centro de Tratamento à Criança Queimada (CTCQ) do Sabará Hospital Infantil e ex-presidente da SBQ, enfatiza a importância da vigilância contínua dos pais. “As queimaduras podem ser causadas por fatores físicos, químicos ou biológicos. As crianças menores de seis anos tendem a se queimar com líquidos quentes”, afirma o especialista.
As queimaduras são classificadas em três graus, cada um exigindo cuidados específicos. “A queimadura de primeiro grau envolve apenas a camada superficial da pele, e o tratamento é de suporte. As de segundo grau ocasionam bolhas e uma aparência úmida na lesão. As de terceiro grau são profundas e acometem toda a derme, exigindo lavagem exaustiva com água corrente. Evite aplicar pomadas ou outras substâncias, pois podem agravar a queimadura”, alerta Dr. Molina, que recomenda levar crianças ao pronto-socorro nos dois últimos casos.
A prevenção das queimaduras deve ser constante, especialmente no ambiente doméstico. “Nunca devemos abaixar a guarda quando se trata de crianças”, diz Dr. Molina. Em certos períodos do ano, como festas juninas, férias de julho e final do ano, a atenção deve ser redobrada. “Durante as festas juninas, as crianças estão mais próximas de fogueiras, fogos de artifício e balões, aumentando o risco de queimaduras”, comenta o cirurgião.
Para evitar acidentes, o especialista sugere algumas precauções:
- 1. Evite deixar crianças sozinhas perto de fontes de calor como fogões, fornos, churrasqueiras ou velas acesas.
- 2. Mantenha objetos perigosos fora do alcance, como produtos químicos inflamáveis.
- 3. Durante as festas juninas, não permita que crianças brinquem com fogos de artifício ou próximos a fogueiras.
- 4. Proteja as tomadas com tampas apropriadas e mantenha os fios elétricos fora do alcance.
- 5. Permita que crianças empinem pipas apenas em áreas abertas, longe de fios elétricos.
“Cuidar de uma criança com queimaduras exige uma estrutura de atendimento multidisciplinar para minimizar sequelas e oferecer suporte psicológico”, afirma Dr. Molina. O Sabará Hospital Infantil, com o CTCQ, oferece um centro exclusivo para o cuidado de crianças e adolescentes vítimas de queimaduras, inaugurado em outubro de 2023, que presta atendimento emergencial e consultas especializadas.
Por Assessoria de Comunicação do
Sabará Hospital Infantil
Edição: Mídia Mineira.
Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui
0 comments:
Postar um comentário