728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    quinta-feira, 20 de junho de 2024

    Dia do cinema brasileiro celebra história e inovação em Cataguases

    Ontem, 19 de junho, foi comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. A data, que marca o primeiro registro de imagens em movimento no país, também destaca a relevância do Polo Audiovisual da Zona da Mata.


    O Dia do Cinema Brasileiro, celebrado ontem, 19 de junho, relembrando o dia de 1898 quando o italiano Afonso Segreto capturou as primeiras imagens da Baía de Guanabara. Desde então, o cinema nacional tem evoluído, com destaque para o Polo Audiovisual da Zona da Mata, em Cataguases (MG).

    A história do Polo Audiovisual começou em 2002 com a inauguração do Centro Cultural Humberto Mauro, e se consolidou em 2010 com a produção de filmes de grande projeção. Um exemplo é "Meu pé de laranja lima" (2012), que atraiu grandes produtoras e impactou a economia criativa local.

    Recentemente, "Predestinado – Arigó e o espírito do Doutor Fritz" entrou para o top 10 da Netflix brasileira, confirmando o sucesso das produções da região. Outro destaque é "As órfãs da rainha", vencedor de prêmios internacionais, que aborda a vida de mulheres durante a colonização.
    Este ano, o Festival Ver e Fazer Filmes, de 1 a 6 de julho, celebra a animação com a inauguração do Animaparque, o maior estúdio-escola de animação da América do Sul. O espaço, com 10.000 m², conta com laboratórios e estúdios de gravação, e funciona em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

    O festival exibirá oito curtas produzidos no Animaparque, além de várias outras produções. Um júri de 500 crianças entre 8 e 12 anos votará nas categorias premiadas. À noite, a população local poderá assistir, em pré-estreia, a quatro longas produzidos no Polo.

    Com um investimento de R$ 2 milhões do Grupo Energisa, o Animaparque e o Festival Ver e Fazer Filmes fortalecem a produção audiovisual na região, consolidando Cataguases como um importante centro de cinema no Brasil.
    Confira abaixo onde assistir aos filmes produzidos no Polo Audovisual da Zona da Mata:

    Curtas-metragens
    Todos os 22 curtas produzidos através do edital da Usina Criativa de Cinema estão disponíveis gratuitamente no canal do projeto no Youtube.

    Predestinado: Arigó e o espírito do Dr. Fritz (2022)
    Na década de 1950, um brasileiro comum desafia as autoridades e realiza cirurgias com o auxílio do espírito de um médico alemão da Primeira Guerra Mundial.
    Direção: Gustavo Fernández
    Estrelando: Danton Mello, Juliana Paes, Marcos Caruso
    Onde assistir: Netflix

    Meu pé de laranja lima (2012)
    Zezé aprende a usar sua imaginação fértil, sua habilidade de contar histórias e uma árvore de frutas para sobreviver em um ambiente violento.
    Direção: Marcos Bernstein
    Estrelando: José de Abreu, João Guilherme, Caco Ciocler.
    Onde assistir: Netflix

    O menino no espelho (2014)
    Um garoto criativo e travesso é castigado pelos pais, mas sua imagem no espelho ganha vida e continua aprontando. Até quando vai durar essa brincadeira?
    Direção: Guilherme Fiuza
    Estrelando: Lino Facioli, Regiane Alves, Ricardo Blat
    Onde assistir: Netflix

    Derrapada (2017)
    Aos 17 anos, Samuca descobre que engravidou sua namorada. Agora, se sente pressionado por ter cometido a mesma derrapada que sua mãe, que também teve filho jovem.
    Direção: Pedro Amorim
    Estrelando: Matheus Costa, Nanda Costa, Augusto Madeira
    Onde assistir: Telecine PlayYouTube Movies

    Maria do Caritó (2019)
    Tudo o que Maria do Caritó mais deseja é encontrar um amor para chamar de seu. Prometida pelo pai ao São Djalminha, um santo que ninguém nunca ouviu falar, ela pede aos céus por uma intervenção divina.
    Direção: João Paulo Jabur
    Estrelando: Lilia Cabral, Leopoldo Pacheco
    Onde assistir: Prime Video, YouTube Movies

    Dentro da Caixinha (2016)
    Arthur, Laura e João são três irmãos que vão passar as férias da casa da avó. Munidos de celulares e videogames, eles veem seus planos de se divertirem com as tecnologias irem por água abaixo.
    Direção: Guilherme Reis
    Estrelando: Leônidas José, Manoela Domingos, Cauã Carvalho
    Onde assistir: Prime Video

    Correndo Atrás (2019)
    Ventania, um trabalhador que faz de tudo para conseguir pagar as contas, se tornar um caça-talentos de futebol. É aí que ele conhece um deficiente físico, que apesar das dificuldades, tem muito talento.
    Direção: Jeferson De
    Estrelando: Aílton Graça, Hélio de la Peña, Juliana Alves, Lellê , Lázaro Ramos

    Introdução à música de sangue (2017)
    No interior do Brasil, entre o mundo arcaico e o contemporâneo, uma família vive suas angústias em uma atmosfera de desejo e repressão.
    Direção: Luiz Carlos Lacerda
    Estrelando: Ney Latorraca, Bete Mendes, Greta Antoine, Armando Babaioff
    Onde assistir: Claro TV+

    Castelo de terra (2020)
    Em 2012, a diretora francesa Oriane Descout abandonou sua vida de classe média na Europa para encontrar seu destino a 9.000 km de distância. Ao longo de uma jornada de 7 anos, registrou os desafios enfrentados e descobriu um novo estilo de vida: rural, coletivo, autogerido, anticapitalista, sustentável e ecológico. No Brasil, conheceu seu companheiro e realizou seu maior sonho – um utópico “Castelo de Terra”.
    Direção: Oriane Descout
    Onde assistir: YouTube Movies

    Humberto Mauro, cinema é cachoeira (2016).
    No streaming da Empresa Mineira de Comunicações, o EMCPlay, temos disponíveis vários filmes do renomado cineasta Humberto Mauro, além do documentário dirigido por seu sobrinho-neto, André Di Mauro.
    Onde assistir: EMCPlay

    Por Mídia Mineira com informações 
    do Polo Audiovisual da Zona da Mata.

    Google News

    Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Dia do cinema brasileiro celebra história e inovação em Cataguases Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início