Companhia apresentará em seu stand ações socioambientais desenvolvidas na região, além de oficinas e atividades lúdicas.
O distrito de Pirapanema receberá, entre os dias 6 e 9 de junho, mais uma edição do já tradicional Festival Gastronomia na Serra, um dos principais eventos do circuito cultural e gastronômico da Zona da Mata mineira. Pelo 12º ano consecutivo, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) participará da iniciativa, reforçando a sua parceria e fomentando as ações socioambientais desenvolvidas na região, além de levar uma oficina interativa para o público infantil, com atividades educativas de preservação ambiental.
Na ocasião, a comunidade de Pirapanema e o público do Festival terão a oportunidade de visitar o stand da CBA para acompanhar o trabalho realizado pela Empresa. Os(as) visitantes ainda poderão experimentar o Nosso Café, produzido em área minerada e reabilitada pela Companhia. No último dia do evento, o Programa de Educação Ambiental (PEA) trará uma oficina lúdica para as crianças, promovendo atividades, brincadeiras e dinâmicas, levando conhecimentos à população sobre a Mineração Sustentável exercida pela CBA.
O gerente das Unidades de Mineração da Empresa na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade, destaca a continuidade da parceria com o tradicional festival. “O Gastronomia na Serra sempre nos traz a oportunidade de interagir com as comunidades locais e apresentar o nosso compromisso com a Mineração Sustentável, reforçando nossos laços com o distrito de Pirapanema e seu entorno, na busca pelo desenvolvimento social, cultural e ambiental da região”, comenta.
O Gastronomia na Serra é promovido pela Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundação de Cultura e Artes (Fundarte), e o apoio da CBA é destinado para promover o evento social, sem fins políticos.
Programa Ecos da Mata e o Gastronomia na Serra
Desde a primeira edição, a Companhia apoia o Gastronomia na Serra, projeto idealizado pela comunidade de Pirapanema para promoção do desenvolvimento sustentável na região, durante o Programa Ecos da Mata, desenvolvido pela CBA entre os anos de 2011 e 2013, com a participação de lideranças formais e informais de nove municípios: Cataguases, Descoberto, Fervedouro, Itamarati de Minas, Miradouro, Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre.
O Ecos da Mata foi realizado com o intuito de colaborar com a dinamização socioeconômica e ambiental da Zona da Mata mineira, a partir do engajamento e do envolvimento de integrantes do poder público, setor privado e terceiro setor.
“O Gastronomia na Serra nasceu durante o Grupo de Trabalho sobre Turismo Rural, a partir de uma ideia que visava o empoderamento dos territórios em prol do desenvolvimento. De 2011, quando aconteceu a primeira edição, até o momento, tivemos o prazer de vivenciar uma verdadeira transformação da comunidade e seu entorno, através da gastronomia, cultura e turismo”, destaca Christian.
Atuação Social
Transformar as pessoas e as comunidades onde está presente é parte da essência da CBA. Por isso, a Empresa desenvolve projetos sociais em cinco pilares de atuação: Educação, Apoio à Gestão Pública, Dinamismo Econômico, Desenvolvimento Comunitário e Garantia de Direitos.
As iniciativas são integradas e atendem à Estratégia ESG 2030 da Companhia, além de estarem alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Conduzidas em parceria com o Instituto Votorantim, organizações sociais, associações, cooperativas, lideranças comunitárias e os poderes Executivo e Legislativo, as ações estabelecem canais de diálogo e parcerias com as comunidades, fortalecem vínculos e trazem benefícios a todos os envolvidos.
Mais de 380 mil pessoas foram contempladas pela atuação social da CBA na região da Zona da Mata mineira desde 2008.
Sobre a CBA
Desde 1955, a CBA - Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida por meio de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.
Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e faz parte da carteira do ISE B3 - Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 - desde o seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$7,3 bilhões em 2023 e R$307 milhões de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CBA
Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui
0 comments:
Postar um comentário