Proposta inclui recomposição para servidores e para Agentes Políticos (prefeito, vice, secretários e vereadores).
Um projeto de lei enviado pelo prefeito José Henriques à Câmara Municipal, em regime de urgência, propõe uma recomposição salarial de 4,62% para todos os cargos públicos, incluindo os agentes políticos, ou seja, prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores. A proposta ainda prevê aumento real de 2,38% para os servidores, totalizando 7% de reajuste.
Na justificativa, o prefeito alega que ”o projeto visa recompor as perdas inflacionárias que corroeram o poder aquisitivo dos trabalhadores do município, garantindo que todos os servidores municipais recebam vencimentos acima do salário mínimo nacional”.
No entanto, em seu artigo 2º, o projeto sugere aumento também para os agentes Políticos do Município de Cataguases, isso inclui o aumento do salário do Prefeito, do vice-Prefeito, Secretários e vereadores. Esse artigo tem levantado questionamentos sobre a pertinência e a moralidade dessa decisão.
Questionados, alguns vereadores manifestaram oposição a parte do projeto que beneficia os cargos políticos. Entre os vereadores contrários, o vereador Rafael Moreira manifestou sua intenção de apresentar uma emenda supressiva ao projeto, visando excluir o aumento aos salários do prefeito, do vice-prefeito, dos secretários e dos vereadores. "Eu sou a favor da recomposição dos servidores, mas dos agentes políticos não", declarou o vereador, ressaltando que a proposta partiu do Executivo e não do Legislativo.
A proposta de aumento salarial para políticos em Cataguases reflete uma tensão mais ampla sobre a alocação de recursos públicos e a priorização das necessidades da população. O questionamento principal está na justiça de ampliar os benefícios para os já bem remunerados cargos políticos, especialmente em um contexto de desafios econômicos para grande parte da população.
O projeto deu entrada na Câmara esta semana e agora aguarda a apreciação dos vereadores, podendo já ser votado na Sessão Ordinária, já na próxima terça-feira, 5 de março, marcada para acontecer às 18h30.
Por Mídia Mineira.
Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui
0 comments:
Postar um comentário