728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sábado, 4 de novembro de 2023

    Novembro Azul: Saúde reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

    Homens devem procurar unidade básica de saúde mais próxima para buscar informações e agendar exames de prevenção.


    A saúde deve ser levada a sério durante todo o ano e a melhor forma de evitar doenças é a prevenção adequada. 

    A campanha Juntos pela Prevenção, voltada para o cuidado integral da saúde do homem e da mulher, faz esse alerta, em especial no Outubro Rosa, pela prevenção do câncer de mama e de colo de útero, e Novembro Azul, pela prevenção do câncer de próstata.  

    Com a chegada do mês de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) chama a atenção da população masculina. 

    De acordo com Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. 

    Há uma incidência maior em idosos, cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, mas alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, e comprometer outros órgãos evoluindo à morte.

    Em 2023, de acordo com estimativa feita pelo Inca, são esperados 7.970 novos casos de câncer de próstata, em Minas Gerais, com a taxa bruta de 74,85 casos novos por 100 mil homens. 

    Nos últimos quatro anos, mais de 5,8 mil homens morreram por conta do câncer de próstata, no estado. 

    Em 2020, foram 1.594 óbitos, seguidos por 1.672 em 2021, 1.680 em 2022 e, em 2023, até julho, foram 892 óbitos.

    Sintomas

    Pelo alcance da doença, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 40 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). 

    Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

    Além de incentivar o cuidado acerca do diagnóstico do câncer de próstata, a SES-MG atua para sensibilizar a população masculina, gestores e profissionais de saúde quanto ao autocuidado e cuidado integral, considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade, que repercutem sobre as condições de saúde dessa população.

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS), presentes em todos os municípios mineiros, são as portas de entradas e ordenadoras do cuidado do Sistema Único de Saúde (SUS). 

    “Os dados da Sociedade Brasileira de Urologia apontam que os homens, muitas vezes, deixam para procurar os médicos apenas quando já têm sintomas mais graves, com doenças já em estágio avançado", alerta a subsecretária de Redes de Atenção à Saúde da SES-MG, Camila Moreira de Castro. 

    "Daí a importância do acompanhamento médico e profissional junto às Unidades Básicas de Saúde porque isso ajuda a prevenir doenças, destaca.

    A referência lembra ainda que, em fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. 

    Daí a extrema importânica de o homem procurar uma UBS ao surgirem sintomas como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite ou sangue na urina.

    Exames e tratamento

    A SES-MG destaca que o SUS oferece exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos e radiológicos, além de procedimentos cirúrgicos e tratamento em hospitais habilitados em oncologia. 

    Entre os exames estão: biópsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de prostata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático específico.

    De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento do câncer de próstata é feito por meio de uma ou várias abordagens, que podem ser combinadas ou não. 

    A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme estágio da doença e condições clínicas do paciente.

    Promoção à saúde 

    A SES-MG chama a atenção para uma visão integral sobre a saúde, estimulando o autocuidado e recomendando a mudança de hábitos para um estilo de vida mais saudável.

    Homens e mulheres têm direito ao acesso à saúde integral, humanizada e de qualidade, livre de qualquer forma de preconceito ou discriminação por meio do SUS.

    A prevenção do câncer, de uma forma geral, engloba ações na rotina para reduzir os riscos de ter a doença, como a mudança de hábitos alimentares e o estilo de vida:

    Evitar o fumo é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente o de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. 

    Ao fumar, são liberados no ambiente mais de 7 mil compostos e substâncias químicas que são inaladas por fumantes e não fumantes.

    Também manter alimentação saudável, peso corporal adequado e praticar atividades físicas  são formas de prevenção ao câncer. 

    Atuação da SES-MG

    A SES-MG atua na promoção da saúde da população masculina na perspectiva da saúde integral. 

    Entre protocolos para diagnóstico e tratamento para o câncer de próstata, busca a redução da morbidade e mortalidade, promovendo a melhoria das condições de saúde, por meio do enfrentamento dos fatores de risco e a ampliação do acesso às ações e aos serviços de atenção integral à saúde masculina.

    Em 23/11, a Diretoria de Gestão da Integralidade do Cuidado (DGIC) da SES-MG vai realizar webinário Promovendo a Saúde Masculina: a necessidade de um olhar cuidadoso dos serviços de saúde pautados na integralidade do cuidado.

    Entre os temas a importância do cuidado aos homens na atenção primária e prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

    Por Agência Minas.

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Novembro Azul: Saúde reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início