O homem se encontrava foragido da justiça desde 2019.
Um importante traficante espanhol, de 56 anos, procurado internacionalmente pela Interpol foi preso pela Polícia Federal (PF) em Rio Pomba, na Zona da Mata Mineira, a cerca de 62 quilômetros de Cataguases, na manhã desta terça-feira, 31 de outubro. A operação conjunta resultou na detenção do criminoso, que estava foragido da justiça espanhola desde o dia 1º de fevereiro de 2019.
A ação policial ocorreu após meses de investigações minuciosas, que apontaram o paradeiro do traficante espanhol na região de Minas Gerais. A Interpol havia emitido um alerta vermelho para a sua captura devido à sua extensa ficha criminal, envolvendo tráfico de drogas e outros crimes.
De acordo com informações da Polícia Federal, o criminoso, natural de Valência, estava utilizando uma identidade falsa e mantendo um perfil discreto na cidade onde se encontrava. Sua detenção se deu de maneira surpreendente, quando os agentes identificaram sua presença e realizaram uma abordagem discreta. Ele foi preso pelo Núcleo de Cooperação Internacional (NCI) da Polícia Federal.
O traficante espanhol, cuja identidade não foi divulgada pelas autoridades, tentou resistir à prisão, mas acabou sendo detido e conduzido à sede da Polícia Federal em Belo Horizonte. As investigações apontam que ele estava utilizando o Brasil como uma base de operações para suas atividades ilícitas, aproveitando-se da extensa fronteira e da complexa geografia do país. O homem tinha o alerta internacional chamado "Difusão Vermelha" que equivale a um mandado de prisão. Ele chegou a ser condenado 3 anos de prisão na Espanha por tráfico ilícito de entorpecentes, após a polícia descobrir um laboratório de drogas em sua residência.
A prisão desse criminoso é considerada um grande golpe no combate ao tráfico internacional de drogas e reforça a cooperação entre as agências de segurança brasileiras e a Interpol. A ação conjunta demonstra a eficácia das autoridades na captura de fugitivos internacionais que buscam se esconder no território brasileiro.
O traficante espanhol será encaminhado para extradição conforme determinado pelo STF após concluído o processo e deverá responder pelos seus crimes perante a justiça espanhola. A operação bem-sucedida representa um importante passo no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade internacional, fortalecendo os laços de cooperação entre as agências de segurança de diferentes países.
Por Mídia Mineira.
0 comments:
Postar um comentário