Brenda Gama Psicóloga e pós graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pela PUCRS. Instagram: @psibrendagama |
---|
Ansiedade: O que é e como lidar com ela?
Predisposição genética, experiências de vida e fatores ambientais podem ser responsáveis.
A ansiedade é uma emoção que todos experimentamos em algum momento de nossas vidas. É uma resposta natural do corpo a situações estressantes ou perigosas. No entanto, quando a ansiedade se torna excessiva e interfere na vida cotidiana, pode se tornar um transtorno de ansiedade.
Existem diferentes tipos de transtornos de ansiedade, como o transtorno de ansiedade generalizada, o transtorno do pânico e o transtorno obsessivo-compulsivo. Cada um desses transtornos apresentam sintomas únicos, e se apresentam de forma subjetiva para cada pessoa.
A ansiedade pode ser causada por uma combinação de fatores, incluindo predisposição genética, experiências de vida e fatores ambientais.
A psicoterapia é de extrema importância para lidar com o transtorno de ansiedade. E a terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem eficaz para tratar a ansiedade, ajudando o paciente a identificar seus pensamentos ansiosos e a desenvolver habilidades para lidar com esses pensamentos.
Outra estratégia para lidar com a ansiedade é através da prática de mindfulness, que envolve estar presente no momento atual e observar seus pensamentos e sentimentos sem julgamento.
Além disso, é importante cuidar de sua saúde física e mental, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios regulares e sono adequado. A prática de atividades que tragam prazer e relaxamento também pode ser uma das ferramentas para lidar com os sintomas da ansiedade. É importante lembrar que as estratégias ajudam o indivíduo a lidar com o sintoma da ansiedade, mas a psicoterapia auxilia na identificação da raiz dela, trazendo inúmeros benefícios ao paciente.
ATENÇÂO: A opinião dos colunistas não reflete necessáriamente a opinião do Site Mídia Mineira.
0 comments:
Postar um comentário