Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro

Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720.

Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro. 

Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", explica Adriana Romeiro, professora do Departamento de História da UFMG. 

O fator primordial para o desmembramento das capitanias para a criação de Minas Gerais é a Revolta de Vila Rica, em 1720. Nesse momento, a Coroa Portuguesa entendeu que era necessário separar as capitanias por uma questão administrativa. "É praticamente impossível um único governador administrar duas capitanias que eram complexas naquela altura", acrescenta Adriana Romeiro. Dessa forma, como uma forma de facilitar a gestão, Minas é extraída de São Paulo e Minas do Ouro. 

É importante ressaltar ainda a relevância do estado para o país. "A descoberta de Minas é um evento crucial na história do Brasil. No século XVIII, se torna a região mais rica de todo o império português. É de Minas que sai as rendas mais lucrativas da Coroa. Isso tem um impacto muito grande na geopolítica do Brasil desse século". Isso resultou na mudança da capital brasileira para o Rio de Janeiro, o que resultou no porto mais importante do Atlântico Sul. 

Minas Gerais é o berço de Tiradentes, o mártir da Independência, e se inscreve na formação histórica e social do Brasil como uma civilização identificada com a prudência a serviço da unidade nacional. Juscelino Kubitscheck, Tancredo Neves, Pelé, Aleijadinho, Guimarães Rosa, Ary Barroso, Santos Dumont, Bárbara Eliodora, Carlos Drumond de Andrade e Adélia Prado são algumas das personalidades brasileiras no mundo da política, do esporte e da cultura nascidas em Minas Gerais.

Com informações a UFMG e do Instituto José Bonifácio

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui