Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Ex-vereador Aquiles Branco Ribeiro morre aos 78 anos

Velório será nesta quarta na Capela Mortuária São Cristóvão

Foto: Marcos Gama / Mídia Mineira / Arquivo

Faleceu na noite desta terça-feira (23), o ex-vereador de Cataguases, Aquiles Branco Ribeiro, 78 anos. 

Aquiles era natural de Cataguases, filho da escritora Ruymar Branco Ribeiro, nasceu em 13 de agosto de 1943, era formado em Administração de Empresas e funcionário aposentado da Petrobras. Irmão do escritor Joaquim Branco, foi muito atuante no campo das artes, principalmente no artesanato. Escreveu livros e fundou a CATART, Associação de Artesãos de Cataguases e a ASSODICAT, Associação dos Diabéticos de Cataguases. Atuou como vereador na Legislatura 2013/2016, onde, entre outras coisas criou a homenagem às Mulheres de Cataguases que acontece sempre na semana do Dia Internacional da Mulher.

O corpo será velado nesta quarta-feira das 7 às 11 horas, na Capela Mortuária São Cristóvão, na Vila Tereza. A causa da morte não foi revelada.

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui