Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Caravana da Visão chega ao bairro Leonardo com exames oftalmológicos totalmente gratuitos

Iniciativa é do Instituto Ricardo Dias para reduzir a fila de exames.



No domingo, 28 de novembro, a “Caravana da Visão” como vem sendo apelidado o projeto Boa Visão do Instituto Ricardo Dias, chega a Vila Leonardo.

O Projeto Boa Visão tem proporcionado aos cataguasenses - que não possuem condições de pagar - a realização de exames oftalmológicos totalmente gratuitos. Para participar os interessados – que residem no Leonardo - precisam preencher uma ficha na sede do Instituto Ricardo Dias, na Rua Joaquim Peixoto Ramos, 173, no Centro.

Um ônibus consultório irá atender as pessoas do bairro das 8 às 17 horas. Serão atendidas até 100 pessoas pelo médico oftalmologista, Paulo Roberto Motta, de Juiz de Fora, após triagem que irá analisar a necessidade e urgência do atendimento. Este é o segundo bairro que a Caravana da Visão está atendendo, no mês passado a ação aconteceu no bairro Dico Leite.

Pacientes com necessidades especiais, que  dependem de acessibilidade serão atendidos no  Instituto, informou o presidente do instituto, Ricardo Dias.

Para mais informações sobre o agendamento e também para saber quais bairros serão contemplados com o projeto, ligue 3422-6388.


Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui