728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sexta-feira, 19 de novembro de 2021

    Amigos da hemodiálise de Cataguases recebem rins do mesmo doador

    O fato é inédito em Cataguases e na região atendida pela Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. Ambos são atendidos pela APRAC Cataguases.


    Um fato raro ocorreu com dois amigos que fazem tratamento na hemodiálise de Cataguases, José Augusto de Almeida Silva, 41 anos e Samuel Alves, 45 anos. Eles receberam os rins do mesmo doador falecido, ou seja, um único doador foi compatível com os dois amigos que sempre faziam a hemodiálise juntos. O fato é inédito tanto em Cataguases quanto na região, onde a Santa Casa atende.

    Conforme contou o vereador Rafael Moreira, presidente de honra da Associação dos Pacientes Renais de Cataguases (APRAC), ele recebeu a ligação que havia saído o rim para o Samuel, logo em seguida a bateria do celular descarregou e quando conseguiu carregar, recebeu a notícia de que o paciente José Augusto também seria contemplado, com o outro rim do mesmo doador, do sexo masculino, de 41 anos.

    A cirurgia aconteceu no dia 12 desde mês, na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e ontem eles obtiveram alta para viver uma nova vida. Todo transporte e suporte é realizado pela APRAC.

    Segundo informações junto a APRAC, que é referência na região, durante o ano de 2021, mesmo com a pandemia, 9 pacientes de Cataguases foram contemplados com um rim novo, mas outros 18 estão na fila aguardando por uma doação. No Brasil, cerca de 50 mil pessoas estão aguardando por algum tipo de transplante de órgão, daí a necessidade da família liberar a doação no momento em que ocorre o óbito, pois um único doador pode ajudar outras 9 pessoas com órgãos diversos. No caso do transplante de rim, como existem dois, é possível que alguém possa doar e continuar vivendo uma vida normal.

     
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Amigos da hemodiálise de Cataguases recebem rins do mesmo doador Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início