Notícia

Cataguases deve ultrapassar mil casos confirmados de Covid-19 neste fim de semana

Com 200 casos confirmados em novembro contra 96 em outubro, aumento deixa município em alerta. Héricles Ferreira Lima Gonçalves / Funed O Município de Cataguases poderá superar a marca de mil casos confirmados de Covid-19 neste fim de semana. Conforme o último boletim desta sexta-feira (27), 11 novos casos foram confirmados, atingindo  991 casos desde o início da pandemia até o momento. Neste mês de novembro, os casos diários tem ficado O Município já tem 45 óbitos confirmados da doença e 795 pessoas curadas. Os bairros com maior incidência do coronavírus são: Bandeirantes (96), Centro (82), Bom Pastor (53) Granjaria (49) e Taquara Preta (46).  Cataguases chegou a passar para a onda verde do programa Minas Consciente, no dia 5 de novembro mas foi obrigado a retroceder para a onda amarela no dia 19 do mesmo mês, devido o aumento de casos em Cataguases e em toda Minas Gerais. Se o Município passasse para a onda verde, estariam autorizados a funcionar os serviços não essenciais com alto r
Drogaria Santa Rita
Banner cadastramento cartão SUS
   

Ato simbólico homenageia o Dia da Inconfidência, em Ouro Preto

Capital do estado foi transferida, simbolicamente, para o município. Entrega da Medalha da Inconfidência deste ano foi suspensa devido à pandemia do coronavírus



Um ato simbólico em homenagem ao Dia da Inconfidência foi realizado nesta terça-feira (21/4) na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, região Central do estado. A capital mineira também foi transferida, simbolicamente, para o município ouro-pretano. Neste ano, devido à pandemia do coronavírus, a entrega da Medalha da Inconfidência foi suspensa. O ato também não contou com a presença de público em razão das medidas de isolamento social.

Durante a homenagem, o Dragão da Inconfidência marchou pela praça com uma coroa de flores até o monumento de Tiradentes, onde foi feita a sua aposição. Em seguida, foi executado o toque de silêncio.

O feriado também é conhecido como Dia de Tiradentes – em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII. A data resgata os valores históricos de Minas Gerais, como a luta para um processo mais amplo, democrático e de liberdade. A execução de Tiradentes se deu no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.

Medalha da Inconfidência

Segundo acordo realizado em reunião do Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência e, posteriormente, decreto do governo estadual do dia 17 de abril de 2020, foram suspensas as celebrações cívicas, como medida de prevenção sanitário-epidemiológica no enfrentamento da pandemia de Covid-19.


Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek, a Medalha da Inconfidência é a maior comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais. Realizada tradicionalmente em 21 de abril, ela homenageia personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento e projeção do estado.

Fonte: Agência Minas
Fotos: Gil Leonardi / Imprensa MG

Comentários

Banner cadastramento cartão SUS Campanha Mídia Mineira para o uso de máscaras DJ Fábio Dias Cataguases