728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    segunda-feira, 23 de setembro de 2019

    Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer da FCV começa a atender nesta segunda em Cataguases

    Durante esta semana serão realizados exames de mamografia, PSA e Papanicolau que devem ser agendados nos postos de saúde

    Foto: Fundação Cristiano Varella / Divulgação
    Com início nesta segunda-feira (23), até a sexta-feira (27), estará presente em Cataguases uma carreta da Fundação Cristiano Varella, relativa a Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer, que irá realizar exames de mamografia, PSA (para o diagnóstico de câncer de próstata) e Papanicolau (preventivo do colo de útero).

    Conforme as enfermeiras Ana Cláudia (Posto Beira Rio) e Paula (posto Sol Nascente), esclareceram para o público do Programa Conexão Cataguases na última sexta-feira (20), a carreta irá funcionar do meio-dia desta segunda-feira (23) até o meio dia de sexta-feira (27) em frente a Policlínica Municipal, na Rua Ostende Ribeiro, no bairro Bela Vista. Até quinta-feira, os exames acontecem até as 17 horas. 



    Para ser atendido, o paciente deve fazer o pedido no Posto de Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próximo de sua residência, levando xerox da identidade, cartão SUS e comprovante de residência. Quem não tiver o cartão SUS, pode fazê-lo na hora no posto de saúde. As enfermeiras também ressaltaram que todos estes exames já são realizados na rotina dos postos de saúde, sendo que os exames de mamografia hoje são direcionados para o Centro Estadual de Atenção Especializada - CEAE em Leopoldina. Outro ponto ressaltado foi a importância de preencher a ficha nos postos o mais rápido possível, uma vez que para realizar o PSA e o Papanicolau é necessário um preparo de 48 horas.

    O público alvo da carreta será de mulheres na faixa etária de 50 anos a 69 anos para exames de mamografia, de 25 a 64 anos para o papanicolau e de homens acima dos 50 anos para o PSA.

    Em caso de dúvida, as pessoas que não se enquadram nas faixas etárias, podem se dirigir aos postos de saúde do seu bairro para investigação da necessidade do exame.

    A Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer viaja o estado há 13 anos levando aos moradores de centenas de cidades uma oportunidade, muitas vezes única, de prevenção primária e secundária através dos exames de PSA, mamografia e Papanicolau.

    Doação: Todos que tiverem condições, pacientes ou não, podem também realizar doações de leite, arroz ou óleo para a casa de apoio do Hospital do Câncer de Muriaé. As doações devem ser entregues na Policlínica Municipal.

    Assista abaixo trecho do Programa Conexão Cataguases que fala sobre o assunto. Você pode assistir ao programa completo página da WebTV Mídia Mineira, no nosso canal no Youtube ou em nossa Fanpage no Facebook.



    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer da FCV começa a atender nesta segunda em Cataguases Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início