Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Dia do Folclore é comemorado em Cataguases


No último dia do mês de agosto o Folclore falou mais alto em Cataguases. Comemorado no dia 22 de agosto, o sábado (31) levou para a Praça Chácara Dona Catarina, Folias de Reis, Charolas e Bate Pau.

O evento foi organizado pela secretaria municipal de Cultura e Turismo e Departamento Municipal do Patrimônio Histórico de Cataguases (DEMPHAC) e contou com apresentações dos grupos de Bate Pau, do Pro Idoso, e das folias de reis do Sol Nascente e Renascer do Sol, do bairro Dico Leite. Alunos da Escola Municipal Carmelita Guimarães, da Vila Reis, também fizeram suas performances de danças folclóricas.




Fotos: Prefeitura de Cataguases

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui