Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Adolescente grávida morre baleada pelo namorado em Leopoldina

Uma adolescente de 17 anos, grávida de três meses, morreu após ser baleada pelo namorado, um adolescente de 16 anos, na manhã desta segunda-feira, 2 de setembro, no bairro Três Cruzes, em Leopoldina.

O crime aconteceu na Rua Emília Constância de Resende e o rapaz foi detido pela polícia quando tentava fugir. A jovem chegou a ser atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada em estado grave para o Pronto-Socorro Municipal da Casa de Caridade Leopoldinense onde veio a óbito.

Para a polícia o jovem alegou que estaria fazendo roleta russa com a arma quando efetuou o disparo. Um revólver com 3 munições intactas e uma deflagrada foi apreendido com ele. Na residência também foram localizados e apreendidos dois simulacros de arma de fogo. 

A Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios da Regional de Leopoldina.

Com informações e foto de O Vigilante Online

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui