728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    terça-feira, 9 de abril de 2019

    Projeto do vereador Ricardo Dias pretende declarar o Pastel de Santa Rita como "Patrimônio Cultural Imaterial" de Cataguases

    Entre os projetos da pauta da sessão ordinária desta terça-feira (9), da Câmara Municipal de Cataguases, os vereadores deverão apreciar o Projeto de Lei nº 17/2019 do vereador Ricardo Dias (PC do B) (foto abaixo), que declara como "Patrimônio Cultural Imaterial do Município" o Pastel das festas das paróquias: Santuário Santa Rita, São José Operário, São Cristóvão e Nossa Senhora do Rosário.

    Conforme a justificativa do vereador o objetivo da propositura é preservar a cultura do pastel no município. Ainda conforme a justificativa, "Trata-se de festa popular onde o maior patrimônio imaterial é o verdadeiro pastel, nas datas comemorativas das respectivas paróquias. Sendo assim não poderíamos deixar de reconhecer que o Pastel é o grande destaque na sociedade cataguasense".

    O projeto poderá trazer um debate sobre a cultura do pastel na cidade, uma vez que por definição, conforme a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial adotada pela UNESCO, Patrimônio cultural imaterial ou patrimônio cultural intangível, abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras (Wikipedia).

    Confira abaixo os outros projetos que estão previstos na pauta completa:


    SESSÃO ORDINÁRIA
    ORDEM DO DIA
    ÀS 18:30 HORAS
    09/04/2019
    Legislativo:
    Projetos de Lei:

    Nº 17/2019 - Declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Município na forma que específica. (Declara o pastel das festas de Santa Rita, Nossa Senhora do Rosário, São Cristóvão, São José Operário). Vereador RICARDO GERALDO DIAS.

    Nº 18/2019 – Altera o § 2º do Art. 4º da Lei nº 4.284/2015, que Regulamenta a denominação de bens, próprios e logradouros públicos no Município de Cataguases. COMISSÃO DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS.

    Projeto de Lei Complementar:

    Nº 01/2019 – Acrescenta os Artigos 37, 38 e 39 no Capítulo II da Lei 2.600 de 1996, que versa sobre “Fiscalização de Obras e Posturas do Município de Cataguases. Vereador JORGE ROBERTO SILVA ALVES. (1ª Votação)

    Projeto de Resolução:
    Nº 12/2019 – Acrescenta Item 6 à alínea a, Inciso III, do art. 65 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Cataguases. Comissão de Obras e Serviços Públicos

    Requerimentos:
    Nº 33/2019 – Requer do Poder Executivo o que segue: Informações sobre a Secretaria de Saúde, relacionado com listagem de pregões, relatórios de elemento de despesas separados por blocos; relatório de elemento de despesas serparados por blocos, vigilância de saúde, atenção de média e alta complexidade. Vereadora MARIA ÂNGELA GIRARDI.

    Nº 34/2019 – Requer do Poder Executivo o que segue: Quais providências estão sendo tomadas no sentido de atender a Indicação de nº 50/2019 de minha autoria, onde solicita reivindicações para o Bairro São Diniz. Vereador ANTÔNIO GILMAR DE OLIVEIRA.

    Nº 35/2019 – Requer do Poder Executivo o que segue: Quais providências estão sendo tomadas no sentido de atender a Indicação de nº 48/2019 de minha autoria, onde solicito providências urgentes no sentindo de construir uma rotatória na Avenida Sizenando Dutra de Siqueira, Bairro Pampulha com a Rua João Ciodário, subida do Bairro Marote. Vereador ANTÔNIO GILMAR DE OLIVEIRA.

    GRANDE EXPEDIENTE:

    Inscritos:

    • José Edson Araújo Garcia - Assunto: Credibilidade, Transparência e Gestão
    • Fernando Macedo - Assunto: Situação do Bairro Granjaria
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Projeto do vereador Ricardo Dias pretende declarar o Pastel de Santa Rita como "Patrimônio Cultural Imaterial" de Cataguases Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início