Corpo é encontrado amordaçado e com as mãos amarradas, boiando no Rio Muriaé

Na manhã deste domingo (11), um corpo do sexo masculino foi encontrado boiando no Rio Muriaé, na altura da Rua Paulo Roberto Guimarães, no bairro Patrimônio São José em Muriaé. Conforme a Polícia Militar, o corpo, ainda não identificado, foi encontrado por moradores que acionaram o corpo de Bombeiros. A vítima estava em avançado estado de decomposição, com as mãos amarradas para trás, vestido com roupas femininas e com a boca amordaçada por uma sacola plástica.  A Polícia Civil irá investigar o caso. Fotos: Site do Silvan Alves  

Projeto do vereador Ricardo Dias pretende declarar o Pastel de Santa Rita como "Patrimônio Cultural Imaterial" de Cataguases

Entre os projetos da pauta da sessão ordinária desta terça-feira (9), da Câmara Municipal de Cataguases, os vereadores deverão apreciar o Projeto de Lei nº 17/2019 do vereador Ricardo Dias (PC do B) (foto abaixo), que declara como "Patrimônio Cultural Imaterial do Município" o Pastel das festas das paróquias: Santuário Santa Rita, São José Operário, São Cristóvão e Nossa Senhora do Rosário.

Conforme a justificativa do vereador o objetivo da propositura é preservar a cultura do pastel no município. Ainda conforme a justificativa, "Trata-se de festa popular onde o maior patrimônio imaterial é o verdadeiro pastel, nas datas comemorativas das respectivas paróquias. Sendo assim não poderíamos deixar de reconhecer que o Pastel é o grande destaque na sociedade cataguasense".

O projeto poderá trazer um debate sobre a cultura do pastel na cidade, uma vez que por definição, conforme a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial adotada pela UNESCO, Patrimônio cultural imaterial ou patrimônio cultural intangível, abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras (Wikipedia).

Confira abaixo os outros projetos que estão previstos na pauta completa:


SESSÃO ORDINÁRIA
ORDEM DO DIA
ÀS 18:30 HORAS
09/04/2019
Legislativo:
Projetos de Lei:

Nº 17/2019 - Declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Município na forma que específica. (Declara o pastel das festas de Santa Rita, Nossa Senhora do Rosário, São Cristóvão, São José Operário). Vereador RICARDO GERALDO DIAS.

Nº 18/2019 – Altera o § 2º do Art. 4º da Lei nº 4.284/2015, que Regulamenta a denominação de bens, próprios e logradouros públicos no Município de Cataguases. COMISSÃO DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS.

Projeto de Lei Complementar:

Nº 01/2019 – Acrescenta os Artigos 37, 38 e 39 no Capítulo II da Lei 2.600 de 1996, que versa sobre “Fiscalização de Obras e Posturas do Município de Cataguases. Vereador JORGE ROBERTO SILVA ALVES. (1ª Votação)

Projeto de Resolução:
Nº 12/2019 – Acrescenta Item 6 à alínea a, Inciso III, do art. 65 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Cataguases. Comissão de Obras e Serviços Públicos

Requerimentos:
Nº 33/2019 – Requer do Poder Executivo o que segue: Informações sobre a Secretaria de Saúde, relacionado com listagem de pregões, relatórios de elemento de despesas separados por blocos; relatório de elemento de despesas serparados por blocos, vigilância de saúde, atenção de média e alta complexidade. Vereadora MARIA ÂNGELA GIRARDI.

Nº 34/2019 – Requer do Poder Executivo o que segue: Quais providências estão sendo tomadas no sentido de atender a Indicação de nº 50/2019 de minha autoria, onde solicita reivindicações para o Bairro São Diniz. Vereador ANTÔNIO GILMAR DE OLIVEIRA.

Nº 35/2019 – Requer do Poder Executivo o que segue: Quais providências estão sendo tomadas no sentido de atender a Indicação de nº 48/2019 de minha autoria, onde solicito providências urgentes no sentindo de construir uma rotatória na Avenida Sizenando Dutra de Siqueira, Bairro Pampulha com a Rua João Ciodário, subida do Bairro Marote. Vereador ANTÔNIO GILMAR DE OLIVEIRA.

GRANDE EXPEDIENTE:

Inscritos:

  • José Edson Araújo Garcia - Assunto: Credibilidade, Transparência e Gestão
  • Fernando Macedo - Assunto: Situação do Bairro Granjaria

Comentários

Banner cadastramento cartão SUS Campanha Mídia Mineira para o uso de máscaras DJ Fábio Dias Cataguases