728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sexta-feira, 10 de novembro de 2017

    Posto do bairro Paraíso inicia a campanha "Novembro Azul" em Cataguases


    O mês de novembro é marcado pelas ações da campanha "Novembro Azul", movimento mundial em prol da prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Em Cataguases, o posto de saúde do bairro Paraíso que atende também a comunidade dos bairros Bom Pastor e Dico Leite, abriu as ações no município, na tarde desta quinta-feira (9) com uma palestra apresentada pelo médico urologista, Dr. Walter Ritti.

    A palestra foi destinada aos homens, esposas e companheiras para orientações sobre a Prevenção do Câncer de Próstata.

    O Câncer de próstata é um dos principais riscos para a saúde de homem, sobretudo para aqueles com histórico da doença na família. 

    Dr.Walter Ritti lamentou o fato de a maioria dos homens não ter o costume de cuidar da própria saúde nem adotar hábitos saudáveis de vida e também não realizar consultas e exames para a prevenção de doenças principalmente o Câncer de Próstata “Essa Situação precisa mudar”, disse.

    O Câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens, e o mais freqüente nos que já passaram dos 50 anos. A própria idade avançada esta entre os fatores de risco, assim como o histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, alem de maus hábitos alimentares, sedentarismo e excesso de peso.

    Esse tipo de câncer cresce lentamente, não apresentando sintomas em suas primeiras fases, Problemas para urinar, sensação de que a bexiga não se esvazia completamente e sangue na urina são indícios que indicam um estagio avançado da doença. Dor óssea, principalmente nas costas, índica a presença de metástase, um avanço da doença para uma fase ainda mais grave. O diagnostico precoce do câncer de próstata é essencial pra que a cura seja possível. É por isso que o exame de toque retal é tão divulgado e recomendado pelos profissionais da saúde, mas infelizmente grande parte dos homens ainda não o faz.

    Prevenção


    Os estudos na área da prevenção do câncer de próstata divergem em diversos pontos, entretanto para redução dos fatores de risco, a medicina recomenda a adoção de praticas saudáveis de um modo geral. Algum exemplo é:

    1. Tenha uma dieta Balanceada

    Há evidencias de que a adoção de uma dieta com baixa quantidade de gordura e repleta de frutas e vegetais pode reduzir o risco de se desenvolver o câncer de próstata. A diminuição de alimentos ricos em gordura ajuda no controle do peso e traz uma melhora geral na qualidade de vida, inclusive diminuindo o risco de doenças cardíacas. Vegetais possuem vitaminas e nutrientes que também podem reduzir a ameaça de desenvolvimento do câncer de próstata.

    2. exercite-se com frequência

    A pratica de exercício físicos esta ligada aos hábitos saudáveis de modo geral, mas estudos indicam que ela também contribui para redução do risco de desenvolvimento do câncer de próstata. Caso ainda não possua uma rotina de exercícios, consulte seu médico para saber como iniciá-los. c Caminhar mais e escolher as essas ao invés do elevador são boas maneiras de se exercitar no dia-a-dia.

    3. Mantenha o controle sobre seu peso

    A obesidade está relacionada ao aumento do risco de diversos cânceres, incluindo o de próstata. Se você possui sobrepeso, trabalhe para diminuí-lo. Caso tiver muita dificuldade, não hesite em procurar o médico.

    Alguns hábitos simples podem contribuir, e muito, para a redução da ameaça do câncer de próstata. Ainda assim, mesmo seguindo essas dicas, e praticando outros hábitos saudáveis, os exames rotineiros para homens acima de 50 anos são indispensáveis.

    4. Faça um diagnóstico antecipado


    Alguns hábitos diários simples podem contribuir, e muito, para a redução da ameaça do câncer de próstata, porém a consulta de um médico especializado é indispensável na suspeita de algum sintoma. Seguir essas dicas e praticar outros hábitos saudáveis alem dos exames rotineiros para homens acima de 50 anos são indispensáveis.
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Posto do bairro Paraíso inicia a campanha "Novembro Azul" em Cataguases Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início