728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    sexta-feira, 10 de março de 2017

    Câmara de Cataguases homenageia mulheres em noite de reflexão





    A Câmara Municipal de Cataguases homenageou nesta quarta-feira (8), em sessão solene, 15 mulheres com o título de Mulher Destaque 2017 em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

    Foi uma reunião comemorativa mas também de muita reflexão como mostrou os pronunciamentos da vereadora e médica Maria Ângela Girardi, da delegada de Polícia Civil Dra. Érica Nascimento Guedes e da assistente social Ana Carolina Damasceno.


    Doutora Maria Ângela Girardi, falou sobre a importância de investimento na saúde da mulher e apresentou gráficos revelando que a incidência de gravidez na adolescência, mortalidade por câncer de útero e taxa de mortalidade por câncer de mama em Cataguases é alta se comparada com outros municípios mineiros. "A gente tem de investigar esses indicadores, traduzir isso tudo e partir para medidas efetivas. Tem como melhorar a saúde de Cataguases, eu acho que o que a gente precisa em Cataguases basicamente é uma reforma administrativa, ver que se a gente tem subfinanciamento, se não tem condições orçamentárias para bancar, deve-se avaliar e fazer uma reforma administrativa, ver o que se pode tirar aqui e ali para priorizar o atendimento a essas pacientes", disse.

    Após sua fala, a vereadora Maria Ângela assumiu a presidência da sessão a convite do presidente da Casa, Michelangelo de Melo Correa.


    delegada de Polícia Civil Dra. Érica Guedes, expôs dados sobre a violência contra a mulher mostrando que as estatísticas de violência doméstica em Cataguases são altas. Segundo ela, hoje existem em Cataguases aproximadamente 500 inquéritos em tramitação na Polícia Civil apenas de violência contra a mulher e nos primeiros 67 dias do ano (1 de janeiro a 8 de março), já foram requeridos em Cataguases 50 pedidos de medidas protetivas e já foram instaurados aproximadamente 60 inquéritos. A delegada finalizou sua fala recitando uma poesia (vídeo abaixo).

    Por fim, a assistente social Ana Carolina Damasceno disse que a data é de reconhecimento mas também de luta pelos direitos da mulher. Segundo ela, a discriminação contra o sexo feminino, não é um problema apenas de uma classe social ou de um país, mas mundial, pois a criança já é educada em uma cultura machista. De acordo com ela, as mulheres ainda recebem um salário menor que os homens na mesma função e que conforme dados da ONU, esse salário só será equiparado daqui a 83 anos. Para ela, as mulheres que trabalham estão em sua maioria em funções de cuidadoras como enfermagem e serviço social devido a cultura, onde a menina é educada para cuidar dos filhos e da casa, mas que as mulheres precisam ocupar seu espaço nas outras áreas. Ela também falou sobre o trabalho da Casa de Maria em Cataguases que hoje se tornou referência nacional.


    Em nome das homenageadas, falou a ex-prefeita e ex-deputada, Maria Lúcia Soares Mendonça a qual reforçou que a data é de compromisso e não de comemoração. "Vamos ver o que nós podemos fazer, não é só como mulher vereadora não, mas o que eu posso fazer como esposa do vereador, como mulher, irmã, mas vamos entender que hoje não é dia de comemoração e sim de compromisso", disse.

     

    Foram homenageadas na noite: 

    1. Ana Aparecida Lomba Duarte pelo vereador Humberto Antônio da Silva Machado;
    2. Jovita de Souza Henrique pelo vereador Jorge Roberto Silva Alves;
    3. Laura Santana pelo vereador Mauro de Oliveira Ruela;
    4. Luzia Luiza da Silva Mateus pelo vereador Rafael Rodrigues Moreira;
    5. Márcia Helena Silvério Ribeiro pela vereadora Maria Ângela Girardi;
    6. Margareth Netto Gomes pelo vereador Rogério de Oliveira Ladeira;
    7. Maria Cristina Lannes pelo vereador Marcos da Costa Garcia;
    8. Maria Lúcia Soares Mendonça pelo vereador Ricardo Geraldo Dias;
    9. Marlucia dos Santos de Melo pelo vereador Vinicius Machado;
    10. Mirilane Licazali Caetano pelo vereador Carlos Alberto Silva Barbosa;
    11. Ocileni de Almeida Vargas pelo vereador Michelangelo de Melo Correa;
    12. Olga Medeiros Cabral pelo vereador Paulo Alberto Costa Milani;
    13. Rosária do Carmo Oliveira pelo vereador Henrique Silva Oliveira;
    14. Terezinha Machado Diniz Souza Lima pelo vereador Antônio Gilmar de Oliveira e
    15. Zilá Henrique Pereira pelo vereador Hercyl Suhurt Salgado.













    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Câmara de Cataguases homenageia mulheres em noite de reflexão Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início