728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

    Sr. José Venâncio de Souza de 94 anos, criador da festa da batata de Cataguases foi uma das justas homenagens da Câmara Municipal em 2016

    O vereador Serafim Couto Spíndola, em uma das suas últimas atividades parlamentares da atual legislatura (2013-2016), fez uma justíssima homenagem ao criador da Famosa Festa da Batata, o senhor José Venâncio de Souza de 94 anos de idade.

    José Venâncio de Souza é produtor agrário da zona rural da ponte do sabiá, um dos mais antigos daquela comunidade, pai de cinco filhos : Zenilton Venâncio de Souza, André Luíz Venâncio de Sousa, Sirlei de Sousa Scarli, Sônia Maria de Sousa Vieira e José Leno de Sousa. É recentemente viúvo de Celina Lima Pereira de Sousa ( A dona “Lola” da ponte do sabiá, que produzia diversos e saborosos doces da roça).

    Trabalhador rural nato do sítio Sabiá exerceu durante toda a sua vida de agricultor, várias atividades no campo como plantio de lavoura de arroz, feijão, milho, plantio de café e cana, no qual fabricava todo o ano a famosa rapadura de pé-de-moleque além de açúcar mascavo que adoçava o suave café de todas as manhãs dos companheiros que trabalhavam na “dura” lida do campo junto com ele. (Com saudosismo, ainda quem daquela região nunca parou no seu engenho para tomar um copo de garapa no momento da moagem da cana, além é claro de saborear a puxa ( um tipo de doce) que era feito no ante ponto de produção da açúcar mascavo!).

    Além das árduas atividades rurais durante o dia, na parte noturna o senhor José realizava atividades de empreendedor comercial no antigo Armazém da fazenda do “Pague-e-Leve”, onde era o único comércio da região da Ponte do Sabiá de meados da década de 50 até os anos 70.

    Também o Sr. José ou "Sô Diquinha” ( Apelido antigo, e como gosta de ser chamado) é legionário atuante da Legião da Boa Vontade (LBV) de Alziro Zarur que pregava a Caridade, a Paz e a Boa Vontade de Deus. Sendo que Realizava todas as terças-feiras e Domingos os Cultos da LBV na sede de sua propriedade rural, o Sítio Sabiá, onde reside atualmente.

    Nesta liturgia cristã da Boa Vontade, é que surgiu há mais de quarenta anos, com a ideia do legionário José Venâncio, a criação da legítima Festa da Batata que era realizada por ele e os demais amigos legionários. O evento festa da batata era de carácter estritamente rural com todas as iguarias que “as coisas da roça” poderiam produzir. Sem energia elétrica, a iluminação ainda a lampião e tocha de lamparina, as bebidas eram armazenadas na salmoura (instrumento arcaico que resfriavam e conservavam as bebidas geladas); com músicas raízes como caipiras e com estilo pé de serra (sanfona e violão), a festa julina se diferenciava com a fogueira que era o local onde as batatas doces eram assadas ao ar livre.

    Além dessas próprias características campestres da festa da batata, o evento apresentava um perfil cristão que era marcado com ações de caridade e amor ao próximo de modo que tinha o intuito de arrecadar recursos financeiros, que eram usados na totalidade para comprar cobertores, blusas e demais vestuários de frio, pois o frio era mais severo e a miséria era mais frequente naquela época, de modo que essa boa ação social se fazia muito necessária para a população. 

    Estes cobertores e demais vestuários de frio eram levados pelo José Venâncio e sua esposa (a dona Lola) através de charrete, saindo da Ponte do Sabiá até a região central de Cataguases, no Centro Espírita Paz, Luz e Amor para serem doados para quem necessitava. Filas eram realizadas na grande expectativa de receber o seu cobertor.

    Assim, José Venâncio de Souza (popularmente conhecido como o “Sô. Diquinha” da Ponte do Sabiá) de 94 anos, idealizador da Festa da Batata. Com a presença dos seus irmãos, filhos, netos, bisnetos e demais amigos e parentes, foi justamente homenageado pelo edil Serafim Couto Spíndola.

    Por Matheus Dias de Sousa
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Sr. José Venâncio de Souza de 94 anos, criador da festa da batata de Cataguases foi uma das justas homenagens da Câmara Municipal em 2016 Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início