728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    segunda-feira, 26 de setembro de 2016

    HC - Saúde Inaugura sua nova sede e presta homenagem a Emanoel Carvalheira Peixoto

    Para oferecer maior conforto e comodidade aos seus beneficiários, foi inaugurado no Hospital de Cataguases o novo “Centro de Saúde Provedor Emanoel Carvalheira Peixoto - HC Saúde”. A solenidade aconteceu na noite de quinta-feira, 22 de setembro e contou com a presença de componentes da mesa administrativa, dos conselhos, dezenas de convidados, dentre eles, familiares e amigos do homenageado. 

    A primeira a discursar durante a inauguração foi a gerente do plano, Maria do Carmo Mariquito, que não escondeu a emoção de, ao lado de sua equipe, poder vivenciar este momento que significará um ‘divisor de águas’ na história do HC – Saúde. “A construção desse local com certeza trará inúmeros benefícios, inclusive, atrair um maior número de novos beneficiários”. 

    A próxima a fazer uso da palavra foi a supervisora administrativa do Hospital de Cataguases, Maria Inês Dal Bianco, que também muito emocionada, usou seu discurso para fazer uma breve retrospectiva da trajetória do plano, a forma em que o HC – Saúde conseguiu se firmar no mercado. “Este crescimento traz um benefício à comunidade cataguasense que pode ser percebido em dois aspectos: o primeiro é a possibilidade de oferecer atendimento particular com preços mais acessíveis. O segundo é o fato de que toda receita obtida pelo plano é revertida em melhorias do Hospital de Cataguases, que atende à toda população”. 

    Maria Tereza Peixoto Crepaldi fez uso da palavra para agradecer em nome de sua família a homenagem prestada a seu pai, Emanoel Carvalheira Peixoto, provedor do Hospital de Cataguases por 22 anos, entre 1956 e 1978. A viúva Leda Fonseca Peixoto, o filho Ricardo netos e bisnetos também se fizeram presentes na cerimônia. 

    O Provedor do Hospital, Wilson Crepaldi Júnior - Bill, agradeceu a presença de todos e aproveitou seu discurso para falar um pouco da contribuição positiva que HC – Saúde realiza no cotidiano do Hospital. “Vale lembrar que esta obra foi totalmente custeada com recursos do HC – Saúde. E em muitos momentos são os recursos financeiros gerados pelo plano de saúde que salvam o Hospital dos períodos de maior aperto”. Na sequência, Bill convidou Dona Leda e Maria Tereza para descerrarem a placa de inauguração e para conhecer as novas instalações que receberam a benção do ministro da eucaristia, João Calos de Oliveira. 

    O novo Centro do HC – Saúde foi projetado pela arquiteta e urbanista Sabrina Vicentini Portilho. O espaço conta com aproximadamente 120m² totalmente reformados, visando aproveitar ao máximo a estrutura existente no local mas sem perder a funcionalidade e conforto visionados no conceito da obra, como explicou a responsável pelo projeto. 

    O novo espaço do HC Saúde conta com ambientes como sala de recepção, administração, atendimento ao público e banheiros acessíveis. "Foram utilizados materiais mais neutros e porcelanatos com textura amadeirada para trazer mais aconchego ao ambiente para o conforto dos usuários. Na entrada bastante vidro para integrar a visão ao ambiente externo que tem um lindo jardim nas laterais da rampa, trazendo também um ar de contemporaneidade ao espaço. As cores escolhidas para o ambiente estão relacionadas ao novo logotipo do Plano. "Usamos a predominância do azul para trazer esse sentido do acolhimento", explicou Sabrina. 

    O provedor Emanoel Carvalheira Peixoto 

    Nascido em cinco de outubro de mil novecentos e vinte três, filho de uma das mais tradicionais famílias cataguasenses, Emanoel foi um industrial de destacada atuação e um político extremamente ativo. Estudou engenharia em Juiz de Fora na década de quarenta, tendo abandonado o curso para dar continuidade aos negócios de seu pai, Manoel Inácio Peixoto, na época o maior acionista da Companhia Manufatora de Tecidos de Algodão, da qual dedicou-se até o fim da vida. 

    De espírito arrojado, dinâmico, foi um dos sócios fundadores da CIMA – Companhia Interestadual Mineira de Automóveis, do Hotel Cataguases e da Fábrica de Papelão. Ao Lado de Jaime Afonso de Souza promoveu a instalação do primeiro canal de televisão a retransmitir suas imagens para Cataguases, a TV – TUPI do Rio de Janeiro. 

    Criou também, Junto com Simão José da Silva, a Indústrias Químicas Cataguases. Mas sua vida ficaria associada para sempre à Companhia Mineira de Papeis, por ele fundada em mil novecentos e cinquenta quatro e da qual foi por longo tempo o principal administrador. 

    Provedor do Hospital no período entre primeiro de janeiro de mil novecentos e cinquenta seis e sete de junho de mil novecentos e setenta e oito. Construiu em sua gestão a Casa de Saúde Nossa Senhora do Carmo, na época uma das mais modernas do Estado. Ali idealizou e ajudou a implantar a Escola Auxiliar de Enfermagem. Participou ativamente da criação da FAFIC – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases, onde foi membro do Conselho Curador por longos anos. 

    Político originário da UDN, participou ativamente da vida do Município, dedicando sua vida à comunidade. Não era homem de meios-termos, ou meias-medidas: direto, franco, amigo de seus amigos, severo com seus adversários. Mas à sua maneira, resguardando suas convicções, um cataguasense que deu o melhor de si pela sua terra. Emanoel Carvalheira Peixoto entrou para o rol da eternidade no dia doze de janeiro de mil novecentos e oitenta oito.

    Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital de Cataguases

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: HC - Saúde Inaugura sua nova sede e presta homenagem a Emanoel Carvalheira Peixoto Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início