728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    quinta-feira, 17 de março de 2016

    Em mais um dia de manifestações Dilma empossa Lula mas liminares suspendem nomeação

    A presidente Dilma Rousseff empossou na manhã desta quinta-feira (17) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como novo ministro-chefe da Casa Civil. Ela também deu posse a Jaques Wagner como ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República e a Eugênio José Guilherme de Aragão, como novo ministro da Justiça.

    Lula substitui Wagner na Casa Civil. Aragão assume o cargo em substituição a Wellington César Lima e Silva, que pediu exoneração na última terça-feira (15). Aragão é subprocurador-geral da República desde 2004.

    Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que Wellington deveria deixar o posto em até 20 dias após a publicação da ata do julgamento. Os ministros da Corte decidiram que Wellington não pode chefiar a pasta já que tem cargo vitalício de procurador do Ministério Público da Bahia.

    Também tomou posse hoje o novo secretário de Aviação Civil, Mário Lopes.

    Manifestação

    Quando Lula e Dilma chegaram ao Salão Nobre no Palácio do Planalto, foram ovacionados pelos convidados, em sua maioria composta por representantes de movimentos sociais e sindicalistas, militantes e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores. Eles gritaram “Lula lá” e “Não vai ter golpe”.

    O deputado Major Olímpio (Solidariedade - SP), manifestou contra a posse, gritando "vergonha!" no início da fala da presidente Dilma mas o parlamentar foi rapidamente retirado do recinto.

    O dia foi marcado por manifestações. Pela manhã, dois grupos se concentraram em frente ao Palácio do Planalto, um apoiado de Dilma e Lula e outro contra a presidente e a nomeação de Lula. A segurança teve de ser reforçada para evitar confrontos. A tarde, os manifestantes favoráveis se dispersaram e os contrários permaneceram na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto e do Congresso.

    Pelo país, também aconteceram diversas manifestações, principalmente na Avenida Paulista em São Paulo, que ficou interditada durante todo o dia.

    Liminares

    Após a posse, veio a noticia de que o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, havia concedido uma liminar suspendendo a posse de Lula. A liminar foi derrubada, no início da noite, pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Cândido Ribeiro. No entanto, a juíza Regina Coeli Formisano, da 6ª Vara da Justiça Federal no Rio de Janeiro, também concedeu, no início da noite, outra liminar suspendendo a posse do ex-presidente.

    Confira abaixo resumo de como foi a posse em vídeo da NBR:


    Com informações e foto da Agência Brasil
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Em mais um dia de manifestações Dilma empossa Lula mas liminares suspendem nomeação Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início