728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    terça-feira, 29 de dezembro de 2015

    Dengue: Ubá está entre os quatro municípios de Minas Gerais em estado crítico

    Foto: Carla Cleto / Agência Alagoas
    O município de Ubá, está entre os quatro municípios de Minas Gerais considerados em situação crítica em relação à Dengue. Os outros três são: Pará de Minas, Governador Valadares e Bom Despacho. Outras 64 cidades estão em estado de alerta em Minas Gerais.

    Conforme o último balanço, Ubá já tem 1.885 casos notificados da doença e 776 confirmados. Esta semana, a secretaria de saúde determinou que as unidades básicas de Saúde (UBS) dos bairros Cohab, Santa Edwiges, Schiavon e Santa Bernardete atendam exclusivamente os casos de Dengue.

    Nesta terça-feira (29), o governador Fernando Pimentel, instituiu o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, com o objetivo de desenvolver ações destinadas ao controle do vetor e reduzir a incidência dessas doenças. O grupo será coordenado pelo vice-governador Antônio Andrade e terá a participação do secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, além de representantes de outros órgãos estaduais.

    Além de assinar decreto criando a comissão, Pimentel também anunciou a liberação de mais R$ 30 milhões para reforçar a atuação dos agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e desenvolver ações de assistência nos municípios em situação de alerta devido à presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças. Outros R$ 36 milhões já foram disponibilizados em novembro pelo governo com o mesmo objetivo.

    Ao todo, em Minas Gerais, já são 187 mil casos de dengue (confirmados e suspeitos).

    Em encontro com os integrantes do comitê, Pimentel determinou a convocação dos prefeitos dos quatro municípios citados acima. Ubá corre o risco de enfrentar a pior epidemia de Dengue de sua história.

    Quadro mineiro

    O mosquito Aedes aegypti, é o vetor responsável por transmitir 4 tipos de virus da Dengue, além de Chikungunya e Zika. No estado, Até 23 de dezembro deste ano, foram registrados 187.043 casos prováveis de dengue e 67 óbitos. Também neste ano, foram confirmados sete casos de Febre Chikungunya em Minas, todos vindos de outros estados. Já foram descartados 129 casos e outros 23 estão sendo investigados. Até o momento, não há casos de Zika Vírus confirmados. Dos 29 notificados, cinco já foram descartados e outros 24 permanecem em investigação.

    Até 28 de dezembro deste ano, 53 casos de microcefalia foram notificados no Estado. Desses, 35 já foram descartados. Outros 18 casos permanecem em investigação. A Secretaria de Saúde também vem acompanhando os casos diagnosticados como Síndrome de Guillain-Barré. Até o momento, um caso em Carangola, na Zona da Mata, está sendo investigado.

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Dengue: Ubá está entre os quatro municípios de Minas Gerais em estado crítico Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início