O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, preside, nesta terça-feira (21/4), às 10h, em Ouro Preto/MG, a 64ª solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência. A comenda – a maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais – será entregue a 141 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, será agraciado com o Grande Colar da Inconfidência.
Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os homenageados deste ano estão médicos, professores, advogados, atletas, professores, empresários, artesãos, ministros e secretários de Estado, parlamentares, integrantes do Judiciário e do Ministério Público.
Cerimônia
Mantendo a tradição do dia 21 de abril, o governador Fernando Pimentel baixou decreto transferindo simbolicamente a capital de Minas Gerais para Ouro Preto. A cidade foi a capital mineira entre 1823, quando o Estado ainda era uma província, até 1897.
O músico Pereira da Viola vai apresentar durante a cerimônia o Hino Nacional. Após o prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho, abrir a solenidade, será realizada homenagem à Tiradentes, com a colocação de uma coroa de flores por Pimentel junto do monumento ao mártir da Inconfidência. Com a chegada do Fogo Simbólico à Praça Tiradentes pelos Cavaleiros da Inconfidência, a pira da liberdade será acendida por oficial da Polícia Militar de Minas Gerais, seguida de salva de 21 tiros.
Antecedendo o início da cerimônia, haverá apresentação da Banda Rosário e a chegada da Guarda de Honra à Praça Tiradentes.
0 comments:
Postar um comentário