Foi realizada na Secretaria Municipal de Educação de Cataguases, nesta quinta-feira (5), uma reunião com todos os enfermeiros responsáveis pelos PSFs, bem como o responsável pelo setor de informática da secretaria, um representante da empresa Vivver Sistemas, de Belo Horizonte, responsável pelo software de Gestão utilizado pela secretaria, a Coordenadora Executiva, Bernadete Garcia e o Secretário de Saúde, Geraldo Antonucci, com o objetivo de integrar os postos de saúde e ampliar a utilização do sistema que chegará inclusive à marcação de consultas com especialistas, diretamente nos postos de cada bairro, o que poderá diminuir o tempo de espera consideravelmente, além de facilitar estatísticas e o processo de planejamento, monitoração e avaliação dos indicadores de saúde do município.
Esta primeira reunião, foi para apresentar as funcionalidades do software que já está implantado desde a última gestão, mas que não estava sendo utilizado em sua totalidade, visando a correta utilização para agilizar os processos. O objetivo, será iniciar a marcação de consultas, diretamente nos PSFs em no máximo 2 semanas de forma gradual, iniciando com um numero reduzido de marcações até chegar a 100% diretamente nos postos.
Na próxima semana, um treinamento será oferecido a todos os responsáveis pela alimentação do sistema.
Conforme falou a Coordenadora Executiva, Bernadete Garcia, a reportagem do Site Mídia Mineira com exclusividade, o sistema que está implantado na Secretaria de Saúde, é muito completo onde o gestor consegue ter todo o controle da Secretaria de Saúde, porém, nunca funcionou em sua totalidade. "Logo que a gente entrou aqui, a gente percebeu, que existe uma falha em vários controles, de coisas que precisariam estar anotando e até faturando. Então, a gente percebeu isso e chamou a empresa para estar incrementando isso. O que a gente quer é colocar o sistema funcionando na sua totalidade, pois na hora em que estiver funcionando, a gente vai ter condições de saber quantos pacientes foram para outras cidade para consultar, se foram para fazer algum procedimento, quantos a gente encaminhou para cirurgia, quantas foram feitas aqui, de vista, de mão, pé, quantos exames etc... E tudo o que a gente produz, que gere recurso para a Secretaria, a gente vai ter como buscar esse recurso, hoje a gente não busca. Um exemplo, é o nosso TFD que teria de gerar recurso, mas não gera, porque não existe essa produção, então é isso que a gente está buscando. Com certeza, com isso a gente vai melhorar o atendimento para as pessoas também, vai ter agilidade e a gente vai ter como estar ofertando mais serviços, porque se vai ter mais recursos, nós vamos buscar mais serviços também. Então, o objetivo e esse ai, ver se a gente consegue fazer a saúde funcionar como ela tem de funcionar"
0 comments:
Postar um comentário