A prefeitura municipal de Cataguases através da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Controle de Endemias e com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e Associação de Moradores do Bairro Paraíso, realizou no ultimo sábado (24), no bairro Paraíso, mais uma etapa do bota fora contra a Dengue e Chikungunya.
Vale destacar que o critério de escolha do bairro para ser distribuído esta água foi o fato de no ultimo LIRAa realizado no período de 5 a 7/01/2015 o bairro foi o que teve maior índice de infestação do mosquito, ficando em 17,24%.
Outro ponto é que a água sanitária distribuída, foi alvo de discussões na Câmara Legislativa, em novembro de 2014, após fiscalização dos vereadores Serafim Spíndola, Walmir Linhares e José Augusto Titoneli, que comprovaram cerca de 2600 litros com data de validade vencida, parados desde 2013. O atual Coordenador do setor de epidemiologia, Alencar Norte, que não era coordenador na época do recebimento da água sanitária, resolveu então solicitar um laudo técnico para ver se a água sanitária poderia ser ainda utiliza, o que acabou comprovando que mesmo com a data vencida, o produto ainda poderá ser utilizado, pois encontra-se com as mesmas propriedades.
Recomendações de utilização da água sanitária:
A utilização de 2 ml de água sanitária por litro de água é suficiente para o combate das larvas do mosquito da dengue.
Recomenda-se a utilização de água sanitária pela população para combate as larvas do mosquito da dengue nos seguintes criadouros:
- Vasos sanitários que não são de uso diário: adicionar 1 colher de chá (5ml) de água sanitária;
- Caixa de descarga sanitária que não é de uso diário: adicionar 2 colheres de sopa (30ml) de água sanitária;
- Ralos externos (captam água de chuva e de limpeza) e internos que não são de uso diário: adicionar 1 colher de sopa (15ml) de água sanitária;
- Tambores de armazenamento (200 litros) de água não utilizada para consumo humano: adicionar 2 copos americanos (400ml) de água sanitária;
- Bromélia: Preparar previamente a solução com 1 colher de café (2ml) para cada litro de água e preencher os locais onde acumulam água.
O tratamento deve ser repetido semanalmente, preferencialmente em dia fixo, de modo a garantir que a solução continue efetiva no combate as larvas ou seja 10 minutos contra a dengue.
Essa é uma ação adicional e não exclui as atividades de remoção e proteção dos potenciais criadouros e visitas dos agentes, que são fundamentais para o controle da Dengue.
*Com informações e fotos do Setor de Epidemiologia
0 comments:
Postar um comentário